A interdisciplinaridade no estágio supervisionado de um curso de educação física

Autores

Palavras-chave:

Educação física, Formação profissional, Estágio, Interdisciplinaridade, Saúde

Resumo

A Educação Física é reconhecida como profissão da Saúde desde 1997. Entretanto, a formação profissional possui limites. Nesse contexto, a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista tem buscado suprir essa lacuna com uma formação pautada na interprofissionalidade e interdisciplinaridade. Assim, o objetivo do estudo consistiu em analisar o conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio supervisionado profissionalizante do curso de Educação Física da instituição sob a ótica discente. Foi desenvolvida uma pesquisa documental qualitativa a partir dos relatórios finais de estágio de 22 estudantes participantes do estudo. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Os resultados mostraram que o conceito de interdisciplinaridade na ótica discente não é consensual e se mostra revelador de fragilidades e limitações. Entretanto, também aponta para o diálogo com outras áreas e profissões. Assim, conclui-se que a
formação no estágio interdisciplinar da instituição possui um caminho promissor a percorrer.

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Biografia do Autor

Wladimir Barbosa Reis, Serviço Social do Comércio

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo. Educador de Atividades Fisicoesportivas no Serviço Social do Comércio - São Paulo.

Ricardo José Gomes, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Biociências pela Universidade Federal de São Paulo. Professor em Biociências da Universidade Federal de São Paulo.

 

 

Rogério Cruz de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado I da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

REIS, W. B.; GOMES, R. J.; OLIVEIRA, R. C. de. A interdisciplinaridade no estágio supervisionado de um curso de educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20180030, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660670. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos