Projeto 500

desafios da inclusão de estudantes negros numa universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, 1968-2018

Autores

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Diversidade, Projeto 500, Universidade, Relações raciais

Resumo

O artigo analisa uma política de inclusão de estudantes negros em uma importante universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, desde o período em que foi implementada, através do Projeto 500, no final da década de 1960, até os dias atuais. Levam-se em conta relações raciais e peculiaridades do sistema de educação superior norte-americano na contextualização dessa política de ação afirmativa. Examina-se o modo como um grupo historicamente discriminado em instituições de educação superior que formam a elite branca do país questiona não apenas a organização interna da instituição, mas também a relação universidade e sociedade.

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Biografia do Autor

Arabela Campos Oliven, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Sociologia da Educação pela Instituto de Educação da Universidade de Londres. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

OLIVEN, A. C. . Projeto 500: desafios da inclusão de estudantes negros numa universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, 1968-2018. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20180033, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660696. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos