O público e o privado na educação superior

uma contribuição para a revisão de conceitos

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Bens públicos, Bens privados, Esfera pública

Resumo

No âmbito da educação superior, o debate acerca do caráter público ou privado das instituições e seus serviços tem adquirido grande relevância. Termos como “bem público”, “bem privado” e “esfera pública”, entre outros, passaram a compor essas discussões. Mas o que de fato é público e o que de fato é privado na educação superior? Com o objetivo de contribuir para a construção de respostas a essas questões, neste trabalho buscamos reforçar a sustentação teórica de que a educação superior não é pública ou privada, bem como demonstrar, por meio de sistematização, que a realidade empírica da educação superior adere a tal proposição. Evidenciamos, desta forma, que se faz necessário revisar conceitos sobre público e privado na educação superior, de modo a superar, com isso, tendências de enviesamento ideológico.

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Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pelo Instituto de Educação University College London. Professora no curso de Serviço Social Universidade de Passo Fundo.

Júlio César Godoy Bortolin, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Aveiro. Pós-Doutorado pela Universidade do Porto. Professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

FIOREZE, C. .; BORTOLIN, J. C. G. . O público e o privado na educação superior: uma contribuição para a revisão de conceitos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20170129, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660718. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos