Banner Portal
Formação permanente de professores de um município da Grande Vitória/ES
REMOTO
REMOTO

Palavras-chave

Formação inventiva
Educação permanente
Escola

Como Citar

BARROS, Maria Elizabeth; FERRAÇO, Carlos Eduardo; DEBENETTI, Carmen Ines. Formação permanente de professores de um município da Grande Vitória/ES: um exercício estético. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20170120, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660744. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo trata da experiência de um curso de formação de professores de Ensino Fundamental da rede municipal de educação da cidade de Serra no estado do Espirito Santo, Brasil. Visa contribuir com a formulação conceitual e metodológica no âmbito da formação de educadores no espaço escolar, considerando que os processos formativos não se reduzem à sua dimensão informacional, mas se constituem como uma pragmática cognitiva de invenção de si e de mundos que, igualmente, produz experiências que transpõem os limites das formas subjetivas instituídas, possibilitando a consolidação de um espaço coletivo de diálogos sobre o trabalho na escola. A experiência formativa realizada viabilizou, ainda, a criação de caminhos para pensar a realidade movente, o existir-acontecimento da vida nas escolas, a partir da perspectiva segundo a qual pensar não é representar um mundo já dado e, sim, inventar-se a si e inventar mundos. A dialogia dos encontros se efetivou a partir das experiências advindas do chão da escola por meio das rodas de conversa. O processo formativo visou a criação de práticas educacionais aliançadas com o viver na sua dimensão expansiva

REMOTO
REMOTO

Referências

Barros, M. E. B., Cesar, J., Gomes, R., & Daros, R. (2014). Verbos do apoio institucional em pesquisa: transversalizar, transdisciplinarizar e fortalecer redes de trabalho-vida na saúde. In R. Pinheiro, F. H. Silva, T. C. Lopes, & A. G. Silva Jr. (Orgs.), Práticas de apoio e a integralidade no SUS: por uma estratégia de rede multicêntrica de pesquisa (pp. 83-110). Rio de Janeiro: Cepesc.

Benjamin, W. (1996). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras Escolhidas, Vol. 1, 7a ed.). São Paulo: Brasiliense.

Bergson, H. (2006). O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes.

Clot, Y. (2006). A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes.

Deleuze, G. (2006). A ilha deserta. São Paulo: Iluminuras Ltda.

Fonseca, T. M. G. (2007). Modos de pesquisar, modos de subjetivar. In T. M. G. Fonseca, S. Engelman, & C. M. Perrone, Rizomas da reforma psiquiátrica (pp. 19-28). Porto Alegre: Sulina.

Kastrup, V. (2008). Cartografias literárias. In V. Kastrup, S. Tedesco, & E. Passos, Políticas da cognição (pp. 113-135). Porto Alegre: Sulina.

Rancière, J. (2005). A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34.

Tedesco, S. H. (2012). Pensando a ética da clínica das drogas: linguagem, subjetivação e a experiência das drogas. Tese de Concurso para Professor Titular, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.