Interferências na aula

dinâmica e percepção dos professores

Autores

Palavras-chave:

Escola pública, Tendências da política educacional, Condições do trabalho docente, São Paulo (SP)

Resumo

Instâncias da instituição escolar intervêm diretamente nas escolas públicas (estaduais e municipais) localizadas no município de São Paulo. Trata-se de uma “dinâmica de interferências”: conjunto de intervenções diretas e frequentes na aula, comumente ligadas à aplicação de políticas educacionais. Esse acúmulo de projetos implantados nas escolas leva a constantes interrupções no trabalho docente. Investigamos as consequências desse contexto para os professores e a educação escolar a partir da análise de textos oficiais e de enunciados de professores. Verificamos que, ainda que tais políticas se apoiem no discurso da qualidade da educação, segundo os professores a dinâmica de interferências vem prejudicando o trabalho docente e, possivelmente, também a educação escolar.

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Biografia do Autor

Mariana Martins Lemes, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Técnica curricular, compondo a equipe de Geografia da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (COPED - SEDUC/SP).

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

LEMES, M. M. Interferências na aula: dinâmica e percepção dos professores. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20180097, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8666783. Acesso em: 25 out. 2021.