Banner Portal
Formação de professores de matemática para o século XXI
PDF

Palavras-chave

Ensino de matemática
Formação de professores
Programas de formação de professores

Como Citar

D’AMBROSIO, Beatriz H. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 35–41, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670626. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Atuais propostos para o ensino da Matemática exigem uma nova visăo do que vem a ser o ensino dessa disciplina. A formação do professor de Matemática com essa nova visão é o objetivo a ser atingido pelos modernos programas de formaçâo de professores. Para extender as novas direções necessárias para a formaçäo de um profissional com uma postura diferente da tradicional, é importante caracterizar a postura desejada. Neste trabalho desenvolvemos a nova postura do professor de Matemática e as reformas necessárias dos programas de formação de professores para atingir mudanças na prática educacional.

PDF

Referências

ARC VI, A. The benefitB Of using histo y. for the Z•eorriirtg o/3fathemotice, II(2): 11, 1991.

BORASI, R. Learning Mathemaliez through Inquiry. Portsmouth, Heinemann Press, 1992.

CARRASCO, L. H. M. logo venøuz Realidade: Implicaęõec na Educaęão Matemãlica.

Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulistana, Rio Claro, 1992.

D’AMBROSIO, B. S. & CAMPOS, T. M. M. Pre-service teachers' representotiona of children’s understanding of mathematical concepts: conflita and conflit resolution. Edumtionaî: Studies in âfathematica, 23. 21S-80, 1992.

D‘AMBROSIO, U. Da Raolidade da Ação: Reflexões sobre Educação Matemdtica. 2 ed.

São Paulo, Summus Editorial, 1988.

KAMII, C. & DECLARK, G. Young Children Reinvent Arithmetic: Implications of

Piaget’s theory. New York, TeaeherB College Press, 1985.

KAMII, C. & JOSEPH, L. L. Young Chitdren Continue to Reinvent Arithmetic - 2nd Grade: Implimtions of Piaget'a Theory. New York, Teachers College,p. 253-257, 1989.

STEFFE, L. & COBB, P. Construction of Arithmetical Meaningc and Htrategiee. New York, Springer-Verlag, 1988.

THOMPSON, A. G. Teaiher's beliefs and conceptions: a synthesis of research. In: GROUWS, D. A. Handbook of Research on fatltematîcs Z'eoching attd learning, New Yorh, Macmillan, 1992.

YACHEL, E. et alii. The importance of social interaction in children's construction of mathematical knowledge. In: COONEY, T. J. & HIRSCH, C. R., f'eocking and Learning Mpthemotics in the 1990s. Reston, National Council of Teachers of Math- ematics, 1990.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1993 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.