Formação de professores de matemática para o século XXI

o grande desafio

Autores

  • Beatriz H. D'Ambrosio Universidade de Georgia

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Formação de professores, Programas de formação de professores

Resumo

Atuais propostos para o ensino da Matemática exigem uma nova visăo do que vem a ser o ensino dessa disciplina. A formação do professor de Matemática com essa nova visão é o objetivo a ser atingido pelos modernos programas de formaçâo de professores. Para extender as novas direções necessárias para a formaçäo de um profissional com uma postura diferente da tradicional, é importante caracterizar a postura desejada. Neste trabalho desenvolvemos a nova postura do professor de Matemática e as reformas necessárias dos programas de formação de professores para atingir mudanças na prática educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARC VI, A. The benefitB Of using histo y. for the Z•eorriirtg o/3fathemotice, II(2): 11, 1991.

BORASI, R. Learning Mathemaliez through Inquiry. Portsmouth, Heinemann Press, 1992.

CARRASCO, L. H. M. logo venøuz Realidade: Implicaęõec na Educaęão Matemãlica.

Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulistana, Rio Claro, 1992.

D’AMBROSIO, B. S. & CAMPOS, T. M. M. Pre-service teachers' representotiona of children’s understanding of mathematical concepts: conflita and conflit resolution. Edumtionaî: Studies in âfathematica, 23. 21S-80, 1992.

D‘AMBROSIO, U. Da Raolidade da Ação: Reflexões sobre Educação Matemdtica. 2 ed.

São Paulo, Summus Editorial, 1988.

KAMII, C. & DECLARK, G. Young Children Reinvent Arithmetic: Implications of

Piaget’s theory. New York, TeaeherB College Press, 1985.

KAMII, C. & JOSEPH, L. L. Young Chitdren Continue to Reinvent Arithmetic - 2nd Grade: Implimtions of Piaget'a Theory. New York, Teachers College,p. 253-257, 1989.

STEFFE, L. & COBB, P. Construction of Arithmetical Meaningc and Htrategiee. New York, Springer-Verlag, 1988.

THOMPSON, A. G. Teaiher's beliefs and conceptions: a synthesis of research. In: GROUWS, D. A. Handbook of Research on fatltematîcs Z'eoching attd learning, New Yorh, Macmillan, 1992.

YACHEL, E. et alii. The importance of social interaction in children's construction of mathematical knowledge. In: COONEY, T. J. & HIRSCH, C. R., f'eocking and Learning Mpthemotics in the 1990s. Reston, National Council of Teachers of Math- ematics, 1990.

Downloads

Publicado

1993-11-30

Como Citar

D’AMBROSIO, B. H. . Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 35–41, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670626. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos