Educação matemática

uma visão do estado da arte

Autores

  • Ubiratan D'Ambrosio Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação matemática, Ensino de matemática, Cognição, Objetivos, Organização curricular

Resumo

Neste trabalho procuramos identificar a Educação Matemática como uma área autônoma de pesquisa em Educação, através de considerações sobre a p´ropria natureza da Matemática. Abordamos aspectos históricos, cognitivos e políticos da Matemática e da sua inserção nos currículos escolares. A seguir examinamos algumas tendências mais recentes da pesquisa em Educação Matemática, esboçando suas principais áreas de interesse. Após mencionar, em linhas gerais, as metas e objetivos gerais de ensino de Matemática fazemos considerações sobre o futuro da Educação (em particular da Educação Matemática), sobre desenho curricular e sobre um novo papel ao docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan D'Ambrosio, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

AAAS, Science for all Americans. Washington, American Association for the Advancement of Science, 1989.

Downloads

Publicado

1993-11-30

Como Citar

D’AMBROSIO, U. . Educação matemática: uma visão do estado da arte. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 7–17, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670627. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos