Banner Portal
Habitus de gênero
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Gênero
Habitus
Habitus de gênero

Como Citar

SILVA, Erineusa Maria da; FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Habitus de gênero: tensionamentos ao conceito de habitus em Bourdieu. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20200045, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672732. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

A noção de habitus de Bourdieu é considerada um importante instrumento conceitual que auxilia compreender a dinâmica das relações sociais, mediadas pelos condicionamentos sociais exteriores e subjetivos. O artigo objetiva tensionar o conceito de habitus de Bourdieu, de forma a apresentar o conceito de “habitus de gênero” como um recorte que problematiza o entendimento das relações sociais/educacionais. Apresenta-se uma revisão bibliográfica de parte da literatura feminista para articular o pensamento de Bordieu com o conceito de habitus de gênero e reafirma-se a fecundidade da Sociologia do autor para o campo educacional. O campo da educação tem um habitus de gênero que se movimenta com capacidade de (re)produzir práticas, que podem provocar microdeslocamentos ou transformar as relações de poder socialmente constituídas.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Adkins, L. (2003, dez.). Reflexitivity: Freedom or Habit of gender? In L. Adkins, & B. Skeggs, (dir), Feminism after Bourdieu (pp. 191-210). Blackwell Publishing. https://doi.org/10.1177/0263276403206002.

Almeida, M. M. (1997). Pierre Bourdieu e o gênero: possibilidades e críticas. Serie Estudos, 94, 10-35.

Bourdieu, P. (1990). Coisa ditas Brasiliense.

Bourdieu, P. (1996). Razões práticas: sobre a teoria da ação Papirus.

Bourdieu, P. (2005). A economia das trocas simbólicas (6. ed.). Perspectiva.

Bourdieu, P. (2002). Pierre Bourdieu Eduerj. Entrevista concedida a Maria Andréa de Loyola.

Bourdieu, P., Champagne, P., & Landais, E. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico Editora da Unesp.

Cavalcanti, J. C. (2014). A escola reproduz desigualdades? http://www.creativante.com.br/download/A%20escola%20reproduz%20desigualdades%20sociais.pdf

Chauí, M. (2003). Filosofia e ensino médio. Ática.

Devreux, A. M. (2014). Pierre Bourdieu e as relações entre os sexos: uma lucidez obstruída. In D. Chabaud-Rychter et al. (Org.), O gênero nas ciências sociais: releituras críticas de Max Weber a Bruno Latour (pp. 85 - 104). Editora Unesp; Editora Universidade de Brasília.

Grenfell, G.M. (2018). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais Vozes.

Lahire, B. (2002). O homem plural: os determinantes da ação Vozes.

Marangon, D. (2003, dez.). Homem plural: os determinantes da ação. Educar em revista, 22, 406-408. http://dx.doi.org/10.1590/0104-40602190.

McCall, L. (1992, dez.). Does gender fit? Bourdieu, feminism and conceptions of social order. Theory and society, 21(6), 837-867. https://www.jstor.org/stable/657646.

McLeod, J. (2005). Feminists re-reading Bourdieu: old debates and new questions on gender habitus and gender change. Theory and Research in Education, 3(1), 11-30. https://doi.org/10.1177/1477878505049832.

McNay, L. (1999). Gender, habitus and the field: Pierre Bourdieu and the limits of reflexivity. Theory, Culture & Society,16(1), 95-117. https://doi.org/10.1177/026327699016001007.

Neves, P. R. (2013). Disposições de gênero e violências escolares: entre traições e outras estratégias socializadoras utilizadas por jovens alunas de uma instituição privada do município de São Paulo [Tese de Doutorado]. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05052014-150749/pt-br.php

Ramires Neto, L. (2006). Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no Ensino Médio em São Paulo [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03022012-163059/pt-br.php

Scott, J. W. (1995, jul./dez.). Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, 20(2), 71-99.

Setton, M. da G. J. (2002, ago.). A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Rev. Bras. Educ, 20, 60-70. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000200005 .

Setton, M. Da G. J., & Vianna, C. (2014). Socialização de gênero e violência simbólica: um diálogo com Joan Scott, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. In L.Gomes,& M. dos Reis (Org.), Infância: sociologia e sociedade (pp. 34-65). Attar Editorial.

Silva, E. M. da, & Ferreira, E. B. (2019, set.). Os movimentos das professoras da educação básica na constituição das políticas de gênero na escola. Educ. Pesqui 45, e 200235. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945200235

Touraine, A. (1994). Crítica da modernidade Vozes.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.