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O trabalho criador como vivência duplicada do ator em si e na personagem
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Palavras-chave

Perejivanie
Emoção
Imaginação
Teatro
Criação

Como Citar

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão; SILVA, Daniele Nunes Henrique; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O trabalho criador como vivência duplicada do ator em si e na personagem: a perejivanie (est)ética. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. ed0120210105, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675261. Acesso em: 4 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo aprofunda a relação entre emoção e imaginação (enlace emocional) na vivência duplicada do ator no trabalho artístico criador. Com base no conceito de perejivanie em Vigotski, Stanislavski e Vakhtangov, enfoca-se o trabalho empírico realizado com uma companhia teatral que articula crítica social às experiências pessoais dos atores, por meio de registros em vídeo e diário de campo, bem como de autoconfrontações. Analisando o processo criador, ressalta-se que: o sentimento vivenciado, sentido-pensado em imagens pela atriz, afeta sua subjetividade e a construção da personagem; a revivência da atriz é alicerce para a criação - esfera em que ética e estética se (con)fundem na perejivanie (est)ética. Tais elementos são importantes à compreensão da experiência artística e à educação estética.

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