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Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista
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Palavras-chave

Política educacional
Gerencialismo
Nova gestão pública
Escola pública
Estudantes

Como Citar

RAMOS, Rubia de Araujo; GOULART, Débora Cristina; JACOMINI, Márcia Aparecida. Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210129, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675339. Acesso em: 22 jun. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Neste artigo, analisamos a experiência dos estudantes nas ocupações de escolas no ano de 2015 e suas percepções e opiniões sobre a política educacional do estado de São Paulo no período de 1995 a 2018. Realizamos estudo documental e bibliográfico sobre a política educacional paulista e entrevistas com ex-estudantes da rede estadual de ensino, que participaram das ocupações de escola. Adotamos como referenciais para nossas análises o conceito de experiência na compreensão do material empírico e a influência da Nova Gestão Pública (NGP) sob o neoliberalismo para compreender a política educacional. Verificamos que em suas vivências, os(as) estudantes formularam críticas e expectativas a respeito dos programas e projetos da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SEE-SP), contrapondo-se ao gerencialismo e à NGP ao defender uma escola universal, plural e democrática.

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