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Potencialidades dos casos de ensino na formação de professoras iniciantes
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Palavras-chave

Casos de ensino
Desenvolvimento profissional
Formação docente
Professor iniciante

Como Citar

MOTA, Jéssica Regina da; AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patricia Cristina Albieri de. Potencialidades dos casos de ensino na formação de professoras iniciantes. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20220029, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675424. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Este estudo investiga as potencialidades dos casos de ensino como dispositivo reflexivo no processo de desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes. A pesquisa tem natureza qualitativa com delineamento de pesquisa-intervenção. Participaram seis professoras alfabetizadoras iniciantes e a coleta dos dados ocorreu em três momentos: um grupo de discussão inicial, cinco encontros formativos e um grupo de discussão final. Os casos de ensino mostraram ser um dispositivo formativo com significativo potencial no desenvolvimento das docentes, pois proporcionaram às participantes, dentre outros aspectos, um movimento de reflexão sobre a prática e a estruturação de novos conhecimentos profissionais.

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