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Projeto pesquisa-ação participante
REMOTO

Palavras-chave

Cidadania
Formação social
Pesquisa-ação participante
Política pública

Como Citar

HOMMA, Luana Hanaê Gabriel; CORREA, Mirele. Projeto pesquisa-ação participante: entrevista com Ernesto Morales Morales sobre uma política pública de formação para a cidadania em Barcelona. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20220076, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675459. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A entrevista com o professor Dr. Ernesto Morales Morales, do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP), da Universidade Autônoma de Barcelona, traz uma análise do projeto Pesquisa-Ação Participante (IAP, do castelhano Investigación-Acción Participativa), levado à frente pelo professor – atual coordenador – e outros pesquisadores/estudantes desde 2013. São nove anos em que o projeto vem se caracterizando como uma política pública de formação social para a cidadania que, com financiamento da Prefeitura de Barcelona, vem aproximando a universidade das escolas públicas da região. A IAP busca investigar e atuar nos problemas locais, melhorando as questões em torno das desigualdades sociais emergidas pelas crises que assolaram o mundo em 2008. O professor indica as bases fundacionais do projeto, seu desenvolvimento ao longo dos anos, uma avaliação de seu andamento e suas possibilidades para o futuro, indicando ser esta uma política que, mesmo diante de desafios a serem superados, se mostra com enorme capacidade de produzir efeitos positivos ao que se espera de sujeitos integrantes de uma sociedade democrática, cidadã e de direitos.

REMOTO

Referências

Blanco, I., & Morales, E. (2013). “Barris i Crisi” al CEIP Mestre Morera (Ciutat Meridiana). Barris i Crisi https://barrisicrisi.wordpress.com/2013/12/10/barris-i-crisi-al-ceip-mestre-morera-ciutat-meridiana/

Morales, E., & Terés, B. Q. (2019). La investigación-acción participativa en las escuelas como instrumento de conscientización sobre los derechos humanos. In José Blanes Sala, & Gilberto M. A. Rodrigues (Orgs.), Educação em direitos humanos: Aproximações teóricas e experiências didáticas. Contribuições do Brasil e da Catalunha (pp. 198-211). Universidade Federal do ABC.

Mouffe, C. (2015). Sobre o político Martins Fontes.

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