Banner Portal
O uso do banco de dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Banco de dados
Etnografia em educação
Teoria histórico cultural

Como Citar

PENAFIEL, Kelly Jessie Queiroz; GOMES, Maria de Fátima Cardoso. O uso do banco de dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0401BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677352. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta discussão teórico-metodológica sobre uma pesquisa longitudinal e etnográfica desenvolvida de fevereiro de 2017 a março de 2020, a partir da construção de um Banco de Dados composto por videogravações, anotações em diário de campo e coleta de artefatos. Os registros permanentemente disponíveis possibilitam o desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado, inclusive, durante a pandemia da Covid-19. Considera-se que a postura êmica, a visão histórico-cultural dos sujeitos da pesquisa e a lógica de investigação construída coletivamente, por um lado, viabilizam fazer Etnografia por meio do Banco de Dados. Por outro lado, há limitações, que são compensadas pelo trabalho solidário e coletivo dos pesquisadores, quando uma das pesquisadoras participou pouco de sua construção.

PDF
PDF (English)

Referências

Anderson, K. T., Stewart, O. G., & Aziz, M. B. A. (2016). Writing ourselves in: Researcher reflexivity in Ethnographic and multimodal methods for understanding what counts, to whom, and how we know. Anthropology and Educaction Quarterly, 47( 4), 385-401.https:https://www.researchgate.net/publication/309439917_Writing_Ourselves_In_Researcher_Reflexivity_in_Ethnographic_and_Multimodal_Methods_for_Understanding_What_Counts_to_Whom_and_How_We_Know_Writing_Ourselves_In https://www.researchgate.net/publication/309439917_Writing_Ourselves_In_Researcher_Reflexivity_in_Ethnographic_and_Multimodal_Methods_for_Understanding_What_Counts_to_Whom_and_How_We_Know_Writing_Ourselves_In

Baker, W., Green, J., & Skukauskaite, A. (2008). Video-enabled ethnographic research: a microethnographic perspective. In G. Walford (Ed.), How to do educational ethnography (pp. 2-40). Tufnell Press.

Barbosa, M. C. S. (2014). A ética na Pesquisa Etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Práxis Educativa, v. 9(1), 235-245. https: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100013

Bloome, D. (2012). Classroom Ethnography. In M. Grenfell et al. Language, Ethnography and Education: Bridging new literacy studies and Bourdieu(pp. 7-22). Routledge, 2012.

Castanheira, M. L. (2010). Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula. (2. Ed.). CEALE; Autêntica.

Castanheira, M. L. (2013). Indexical signs within local and global contexts: case studies of changes in literacy practices across generations of working-class families in Brazil. In J. Kalman, & B. Street (Ed.), Literacy and numeracy in Latin America: Local perspectives and beyond. (pp. 95-108). Routledge.

Castanheira, M. L., Green, J. L., & Dixon, C. N. (2007). Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 7-38. https: https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Dominici, I. C. (2021). Valéria e Henrique: O entrelaçar da constituição de suas subjetividades. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. https: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35589

Erickson, F. (2004). O que faz a Etnografia da escola “etnográfica”? In C. L. G. Mattos (Org.), Etnografia na Educação: Textos de Frederick Erickson (pp. 225- 268). EDUEPB

Geertz, C. (2008). A interpretação das culturas LTC.

Gomes, M. F. C. (2020). Memorial: trajetórias de uma pesquisadora e suas apropriações da Teoria histórico-cultural e da Etnografia em Educação Brazil Publishing.

Gomes, M. C.; Dias, M. T. M., & Gregório, M. K. S. V. (2011, out.). Abordagem Histórico-Cultural e Etnografia Interacional: a busca da coerência. In Reunião Anual da APNED, 34, 2011, Natal, RN.

Gomes, M. F. C., Dias, M. T. M., & Vargas, P. G. (2017). Entre textos e pretextos: a produção escrita de crianças e adultos na perspectiva histórico-cultural. Editora UFMG.

Green, J., Castanheira, M. L., & Yeager, B. (2011). Researching the opportunities for learning for students with Learning Difficulties in Classrooms: An Ethnographic perspective. In C. Wyatt-Smith, J. Elkins, & S. Gunn, S. (Ed.) Multiple perspectives on Difficulties in learning Literacy and Numeracy(pp. 49-90). Springer.

Green, J., Dixon, C., & Zaharlic, A. (2005). A Etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, 42, 13-79.

Gumperz, J. J. (2013). Convenções de contextualização. In B. T. Ribeiro, & P. M. Garcez, P. M. (Orgs.). Sociolinguística Interacional (2a ed., pp. 149-182). Loyola.

Hartmann, L. (2020). Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? Perguntemos a elas. Revista Nupeart, 24, 29-52. https: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827

Kramer, S. (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, 116, 41-59. https: https://www.scielo.br/j/cp/a/LtTkWtfzsbJj8LcPNzFb9zd/?format=pdf

Macário, A. P. (2021). Descortinando as vivências dos bebês na creche: a relação com os artefatos culturais. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Mitchell, J. C. Case studies. (1984). In R. F. Ellen, Ethnographic research: a guide to general conduct (pp. 237-241). Academic Press.

Neves, V., & Müller, F. (2021). Ética no encontro com bebês e seus/as cuidadores/as. In Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd (Org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. ANPEd.

Oliveira, A. (2013). Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação. Revista Educação em Foco, 16(22), 163-183. https: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/322/312

Penafiel, K. J. Q. (2023). Letramentos como atividades humanas:uma investigação sobre a construção de sentidos e significados [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Pino, A. (2005). As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski Cortez.

Putney, L., Green, J., Dixon, C., Durán, R., Floriani, A., & Yeagar, B. (1998). Consequential progressions: exploring collective-indivudal development in a bilingual classroom. InSmagorinsky & Lee (Eds.), Constructing meaning through collaborative inquiry: Vygotskian Perspectives on literacy research (pp. 2-63). Cambridge University Press.

Silva, E. B. T. (2021). Atos de criação: as origens culturais da brincadeira dos bebês. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Silva, V. T. (2023). As relações sociais de amizade na creche: um estudo de abordagem etnográfica em um grupo de crianças de zero a três anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil em Belo Horizonte [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Souza, M. P. R. (Org.). (2010). Ouvindo crianças na escola: Abordagens qualitativas e desafios metodológicos para a Psicologia. Casa do Psicólogo.

Souza, S. J. (2003). Dialogismo e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisa acadêmica: questões éticas e metodológicas. In M. T. Freitas, S. J. Souza, & S. Kramer (Orgs.), Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin (pp. 78-93) Cortez.

Spradley, J. P. (1980). Participant Observation United States of America, Rinehart and Winston Editor.

Vigotski, L. S. (1932/2018). 7 Aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da Pedologia. E-papers.

Vigotski, L. S. (1934/1993). Estudio del desarrollo de los conceptos científicos em la edad infantil. In L. S. Vigotski Obras Escogidas (Tomo II, pp.181-286). Aprendizaje-Visor

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.