Banner Portal
Escolha, estratégia e competição por escolas públicas
Remote

Palavras-chave

Escolha escolar. Segmentação escolar. Quase-mercados. Desigualdades de oportunidades escolares. Desigualdades sociais

Como Citar

COSTA, Marcio; KOSLINSKI, Mariane C. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 195–213, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642895. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Usualmente, políticas que buscam estimular a liberdade de escolha de escolas por parte dos pais visam declaradamente promover melhoria educacional por meio de mecanismos competitivos e/ou de accountability. Há discussão acumulada na sociologia sobre os quase-mercados formados em políticas de escolha escolar. O artigo investiga os processos de escolha e de acesso escolar em um contexto que denominamos “quase-mercado oculto”. No caso brasileiro, a ausência de regulação permite que severos mecanismos de segmentação se manifestem em meio à complexa hierarquia escolar existente nas redes compostas por escolas públicas “comuns”. O artigo apresenta a elaboração conceitual presente na literatura internacional e nossas reflexões para o caso brasileiro, além de resultados de uma pesquisa, especialmente de sua fase qualitativa, referente às entrevistas realizadas com professores(as), diretores(as) e com pais de alunos do Ensino Fundamental da rede municipal na cidade do Rio de Janeiro.

Abstract:

Frequently, policies that seek to encourage parents´ school choice aim to promote educational improvement by means of competitive and/or accountability mechanisms. There is a growing discussion within sociology around the quasi-markets formed with school choice policies. The paper investigates the processes of school choice and access in a context called “hidden quasi-market”. In the Brazilian context, the absence of regulation allows the emergence of severe mechanisms of segmentation that take place within a complex school hierarchy existing among “ordinary” school systems. The article presents a conceptual elaboration present in the international literature and our considerations regarding the Brazilian context. It also brings some results, especially those concerning the qualitative phase of the research, including interviews with teachers, principals and students’ parents from municipal elementary schools in the city of Rio de Janeiro.

Key words: school choice; school stratification; quasi-markets; inequality of educational opportunities; social inequalities.

Remote

Referências

BELL, C. A. All Choices created equal? How good parents select “failing” schools. New York: Columbia University, National Center for the Study of Privatization in Education, 2005. Disponível em: <http://www.ncspe.org/publications_files/OP106.pdf>.Acesso em: 22 jun. 2008.

BELL, C. A. Real Options? The Role of Choice Sets in the Selection of Schools. Teachers College Record, jan. 2006. Disponível em: <http://www.tcrecord.org>. Acesso em: 9 set. 2009.

BERENDS, M.; ZOTTOLA, G. C. Social Perspectives on School Choice. In: BERENDS, M. et al. (Org.). Handbook of Research on School Choice. New York/London: Routledge, 2009. p. 35-53. Bradley, S.; Crouchley, R.; Millington, J.; Taylor, J. Testing for quasimarket forces in secondary education. Oxford Bulletin of Economics and Statistics, v. 62, n. 3, p. 357-390, jul. 2000.

COLEMAN, J. S. Some Points on Choice in Education. Sociology of Education, v. 65, n. 4, p. 260-262, out. 1992.

DAVIES, S.; QUIRKE, L. The Impact of Sector on School Organizations: Institutional and Market Logics. Sociology of Education, v. 80, n.1, p. 66-89, jan. 2007.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

GLENNESTER, H. Quasi-markets for education? The Economic Journal, London, v.101, n. 408, p. 1268-76, 1991.

GORARD, S.; FITZ, J. Investigating determinants of segregation between schools. Research Papers in Education, v. 15, n. 2, p. 115-132, jun. 2000.

HOLME, J. J. Buying Homes, Buying Schools: School Choice and the Social Construction of School Quality. Harvard Educational Review, v. 72, n. 2, p.177-205, jun./ ago. 2002.

LE GRAND, J. Quasi-Markets and Social Policy. The Economic Journal, v. 101, n. 408, p. 1256-1267, set. 1991.

NOGUEIRA, M. A. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, n. 7, p. 42-56, jan./abr. 1998.

Ribeiro, L. C. Q.; Alves, F.; Franco, C. Segregación urbana y rezago escolar em Rio de Janeiro. Revista de la Cepal, n. 94, abr. 2008.

TAYLOR, C.; GORARD, S. The role of residence in school segregation: placing the impact of parental choice in perspective. Environment and Planning A, v. 33, n. 10, p. 1829-1852, out. 2001.

VAN ZANTEN, A. Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 565-593, set./dez. 2005.

WEBER, M. Economia y sociedad. Ciudad de Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1992.

WEST, A. School Choice, Equity and Social Justice: The Case for More Control. British Journal of Educational Studies, v. 54, n. l, p. 15-33, mar. 2006.

WEST, A.; PANNELL, H. How New is New Labour? The Quasi-Market and English Schools 1997 to 2001. British Journal of Educational Studies, v. 50, n. 2, p. 206-224, dec. 2002.

YAIR, G. School Organization and Market Ecology: a Realist Sociological Look at the Infrastructure of School Choice. British Journal of Sociology of Education, v. 17, n. 4, p. 453-471, 1996.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.