Banner Portal
A infância do homem
PDF

Palavras-chave

Homem
Infância

Como Citar

GOMES, Lisandra Ogg. A infância do homem. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 253–256, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643539. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O título do livro escolhido por Giorgio Agamben (2005) – Infância e história: destruição da experiência e origem da história – talvez cause ao leitor a impressão de um estudo sobre a história da infância. Ao contrário disso, trata-se de uma obra que coloca em discussão a possibilidade, ou não, de o homem moderno ter sido expropriado da sua experiência. Para Walter Benjamin, a “pobreza da experiência” da época moderna teve sua origem nas catástrofes ocasionadas pela Primeira Guerra Mundial (Agamben, 2005, p. 21). Mas, para Giorgio Agamben, a pacífica existência cotidiana em uma grande cidade já é o suficiente para o aniquilamento e a destruição da experiência. Esse é um dos pontos que percorre o livro – composto por seis artigos –, o qual tem como referência as teorias de Émile Benveniste – os conceitos de subjetividade e apropriação a partir da enunciação – e as de Walter Benjamin – as teses sobre experiência e história.

PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 188p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.