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A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
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Palavras-chave

Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade

Como Citar

FREITAS, Denise de; VILLAN, Alberto. A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 47–61, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolar

Abstract:

This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contexto

Descriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity.

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