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Intercessão fílmica
Acesso Remoto

Palavras-chave

Pensamento
Intercessões fílmicas
Ressonância
Experiência educativa

Como Citar

CARDONETTI , Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Intercessão fílmica: um encontro sempre em vias de acontecer. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–23, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656543. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este texto, que é um recorte de uma pesquisa de doutorado, intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de uma intercessão fílmica, incitando a pensar uma experiência educativa. Busca dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar em um encontro fílmico, possibilitando a produção de diferentes arranjos e tessituras. A partir das narrativas disparadas pelo atravessamento entre o filme O balão branco e o livro Pedagogia profana (2010), de Jorge Larrosa (com os acadêmicos da Graduação em Artes Visuais da UFSM), foi possível tecer conexões com a docência. As problematizações suscitadas a partir do cruzamento da imagem fílmica selecionada, das narrativas produzidas pelos acadêmicos envolvidos na investigação e dos conceitos operados na pesquisa, especialmente os conceitos dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, agiram como um vetor de ressonâncias, impulsionando, a partir dos ecos repercutidos, a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação.

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Referências

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