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Letramento
Acesso Remoto

Palavras-chave

Letramento
Oralidade
Língua
Ensino.

Como Citar

TFOUNI, Leda Verdiani; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva; PEREIRA, Anderson de Carvalho. Letramento: é possível uma escrita despida da oralidade?. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658046. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Com base na teoria discursiva do letramento e na análise de discurso de matrizfrancesa (pecheutiana), discutimos como circula a oralidade no contexto escolar;problematizamos a negação dessa modalidade discursiva em livros didáticos,programas oficiais de ensino e atividades pedagógicas, bem como nos dizeres deprofessores do ensino fundamental. Destacamos o não reconhecimento da autoriaem textos orais e, ainda, a violência simbólica presente na recusa em aceitar aoralidade como uma modalidade legítima de língua, de instalação de autoria e desubjetividade. Defendemos um trabalho pedagógico que se valha de fatos, pessoase rotinas conhecidos dos alunos, a fim de que possam transferir esse conhecimentopara a escrita, o que pode funcionar como um disparador capaz de superar adistância entre as formas escritas e orais da língua.

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