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Análise das concepções de futuros professores de Ciências Biológicas sobre conceitos da Teoria Evolutiva
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Palabras clave

Evolução biológica
Ensino de evolução
Formação de professores
Formação inicial
Ciências biológicas

Cómo citar

ANGELONI-DUARTE, Mariana; ROSA, Marcelo D’Aquino; SANTOS-ALFAYA, João Vicente. Análise das concepções de futuros professores de Ciências Biológicas sobre conceitos da Teoria Evolutiva. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200020, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671716. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

A teoria evolutiva é considerada o eixo integrador da Biologia, e, sendo assim, os conceitos relacionados à Evolução são necessários para uma adequada compreensão de outros modelos explicativos. O presente trabalho buscou analisar as concepções acerca de temas relacionados à Evolução Biológica (EB), por meio da aplicação de questionários entre os professores em formação em um curso de Ciências Biológicas. Após análise dos dados, percebeu-se que, além de equívocos relacionados a conceitos, uma parcela significativa dos respondentes não se sente segura para se manifestar a respeito dos tópicos sobre EB apresentados. Defendendo a ideia de que as concepções de futuros docentes não constituem um fim em si, foi feita uma articulação com discussões sobre formação de professores.

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