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Apresentação do dossiê “Bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos de educação”
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Palavras-chave

Educação Infantil. Bebês.

Como Citar

DELGADO, Ana Cristina Coll; MARTINS FILHO, Altino José. Apresentação do dossiê “Bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos de educação”. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 21–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642514. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Neste dossiê, boa parte do esforço empreendido está centrada no desafio de pensar a educação e o cuidado dos bebês e das crianças bem pequenas1 em contextos coletivos de Educação Infantil. O conjunto dos artigos que compõem a coletânea focaliza esse grupo geracional em um sentido de potência e dependência, diferença e singularidade. Tal desafio, a nosso ver, se torna ainda maior quando se trata de bebês que ainda não falam e, com isso, exigem maior atenção na compreensão de suas formas de comunicação e expressão, para além da linguagem verbal. Os bebês usam a linguagem da não palavra, mas comunicam muitos pensamentos, sensações, expressões, relações, desejos e emoções, dando sinais de extraordinária versatilidade e expressividade aos seus modos de dizer.
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