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Ontoepistemologia Ambiental
Acesso Remoto

Palavras-chave

Linguagem
Ser
Educação ambiental
Fundamentos
Hermenêutica.

Como Citar

PEREIRA, Vilmar Alves; FREIRE, Simone Grohs; SILVA , Márcia Pereira da. Ontoepistemologia Ambiental: vestígios e deslocamentos no campo dos fundamentos da educação ambiental . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–25, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658047. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O estudo apresenta ao campo dos fundamentos da educação ambiental algunsprincípios para sustentar a necessidade de reconhecimento de epistemologiasontológicas que contemplem leituras em educação ambiental centradas em nossotempo. Desse modo, procura demonstrar como a racionalidade ocidental, buscandofirmar-se, cindiu o ser no bojo de suas epistemologias através de dualismos.Posteriormente apresentam-se os vestígios atuais de um deslocamento da ciênciapositiva para um modo de pensar a ciência que reconhece a dimensão ontológicado ser, considerando a temporalidade histórica de Heidegger e a linguagem deGadamer. Espera-se que este texto seja o início para pensar possibilidades de umdebate ontoepistemológico para a educação ambiental.

Acesso Remoto

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