Resumo
O artigo analisa uma política de inclusão de estudantes negros em uma importante universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, desde o período em que foi implementada, através do Projeto 500, no final da década de 1960, até os dias atuais. Levam-se em conta relações raciais e peculiaridades do sistema de educação superior norte-americano na contextualização dessa política de ação afirmativa. Examina-se o modo como um grupo historicamente discriminado em instituições de educação superior que formam a elite branca do país questiona não apenas a organização interna da instituição, mas também a relação universidade e sociedade.
Referências
Bourdieu, P. (1979). La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Editions de Minuit.
Césaire A. (2010). Discurso sobre o colonialismo. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
Chang, M., Witt, D., Jones, J., & Hakuta, K. (Eds.). (2003). Compelling interest: examining the evidence on racial dynamics in colleges and universities. Stanford: Stanford University Press. Hartocollis, A. (2018, 14 de outubro). What’s at Stake in a Harvard Lawsuit: decades of debate over race. The New York Times. Recuperado de https://www.nytimes.com/2018/10/13/us/harvard-affirmative-action-asianstudents.html
Harwood, S., Choi, S., Orozco, M., Browne, Huntt, M., & Mendenhall, R. (2015). Racial microaggressions at the University of Illinois at Urbana-Champaign: Voices of students of color in the classroom. Champaign: UIUC. Heckel, J. $1 million Mellon grant to help humanities scholars explore digital publishing options. Illinois News Bureau. Recuperado de https://news.illinois.edu/view/6367/256174
Hughes, M., & Hoxie, F. (2017). Nevada Street: Center for the Study of Race and Ethnicity. In F. Hoxie (Ed.), University of Illinois: engine of innovation. Urbana-Champaign: University of Illinois Press.
Kristof, N. (2018, 28 de outubro). Liberal hypocrisy in college admission? The New York Times. Recuperado de https://www.nytimes.com/2018/10/27/opinion/sunday/legacycollege-admissions-harvard.html
Lesser, J. (1999). Negotiating national identity: immigrants, minorities, and the struggle for ethnicity in Brazil. Durham: Duke University Press.
Marable, M. (2008, dez.). Manning Marable: a história negra viva. Entrevista concedida a Mariluce Moura. Revista Fapesp, 154. Recuperado de http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/12/01/a-historia-negra-viva/
Martin, W. E., Jr. (Ed.). (1998). Brown v. Board of Education: a brief history with documents. Boston: Bedford-St. Martin’s.
Oliven, A. (2005). A marca de origem: comparando Colleges norte-americanos e faculdades brasileiras. Cadernos de Pesquisa, 35(125), 111-135.
Orfield, G., Frankenberg, E., Jongyeon, E., & Kuscera, J. (2014). Brown at 60: great progress, a long retreat and an uncertain future (The Civil Rights Project). Oakland: University of California.
Rogers, I. (2012). The Black Campus Movement: black students and the racial reconstruction of higher education, 1965-1972. New York: Palgrave Macmillan.
Weber, M. (1963). Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar. Williamson, J. A. (2003). Black Power on the Campus: the University of Illinois 1965-75. UrbanaChampaign: University of Illinois Press.
Williamson-Lott, J.A. (2006). Reform in the Black Power Era. In V. Burton, (Ed.). Remembering Brown at Fifty: the University of Illinois Commemorates Brown v. Board of Education. Urbana: University of Illinois Press.
Williamson-Lott, J. A. (2017). The Campaign to Diversify the University. In F. Hoxie (Ed.), University of Illinois: engine of innovation. Urbana: University of Illinois Press.
Yuill, K. (2006). Richard Nixon and the rise of affirmative action: the pursuit of racial equality in an era of limits. New York: Rowman & Littlefield.
A Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.