Banner Portal
A (auto)exploração do sujeito em rede digital
REMOTO

Palavras-chave

Exploração do sujeito
Rede digital
Liberdade em crise

Como Citar

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. A (auto)exploração do sujeito em rede digital: a liberdade em crise?. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20190004, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660749. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A obra Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder, de Byung-Chul Han, publicada em 2018 no Brasil pela Editora Âyiné, é dividida em treze capítulos e aborda a crise da liberdade do sujeito pelas novas formas de exploração e submissão em rede digital, provocando coerções em sua própria liberdade ao estar submetido (Han, 2018). Embora o sentimento de liberdade e de insubmissão nos acompanhe em termos de projetos livres e de reinvenção constante, esses mesmos projetos surgem na figura de coerção, ainda mais eficiente em termos de subjetivação e sujeição. Han (2018, p. 9, grifo do autor) alerta que “o eu como projeto, que acreditava ter se libertado das coerções externas e das restrições impostas por outros, submete-se agora a coações internas, na forma de obrigações de desempenho e otimização”. O livro aborda a situação paradoxal dessa questão, visto que a liberdade é antagônica à coerção.

REMOTO

Referências

Han, B.-C. (2018). Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.