Banner Portal
Avaliação do tesauro do Tribunal de Contas do Distrito Federal a partir dos usuários
PDF

Palavras-chave

Avaliação de tesauro. Usuário da informação. Tribunal de Contas do Distrito Federal

Como Citar

CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale; OLIVEIRA, Evelaine Santos de. Avaliação do tesauro do Tribunal de Contas do Distrito Federal a partir dos usuários. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 103–119, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i1.1583. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1583. Acesso em: 23 jun. 2024.

Resumo

Estudo consiste em pesquisa qualitativa realizada junto aos usuários do Tesauro de Contas que integra o sistema Processo Eletrônico (e-TCDF), do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Brasil. Foram realizadas 20 entrevistas orientadas, utilizando perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, pois não foram detectados estudos de avaliação de tesauros a partir do usuário na literatura sobre o assunto. Esta pesquisa possibilitou a caracterização das principais dificuldades enfrentadas pelos usuários, a coleta de sugestões que permitem o aprimoramento do instrumento, bem como a compreensão quanto à utilização do Tesauro pelos usuários. Foi detectada a necessidade de treinamento e de aprimoramento no sistema.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i1.1583
PDF

Referências

DISTRITO FEDERAL. Tribunal de Contas do Distrito Federal. Sítio do TCDF. Brasília: Governo do Distrito Federal. Disponível em: <http://www.tc.df.gov.br>. Acesso em: 19 mar. 2013.

DISTRITO FEDERAL. Tribunal de Contas do Distrito Federal. Resolução n. 234, de 24 de abril de 2012. Dispõe sobre o uso de meio eletrônico para tramitação de processos, comunicação de atos e transmissão de peças processuais, no âmbito do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Disponível em: https://www.tc.df.gov.br/SINJ/Arquivo.ashx?id_norma_consolidado=71182>. Acesso em: 19 mar. 2013.

DISTRITO FEDERAL. Tribunal de Contas do Distrito Federal. Tesauro de Contas. Brasília: Seção de Documentação, 2012. 208p.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 344 p.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.