O Mapeamento da inclusão no acervo nas bibliotecas da universidade federal da Paraíba

Autores

  • Maria das Graças Vieira UFPE
  • Sandra Alves da Silva Santiago Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Simone Almeida da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i3.1592

Palavras-chave:

Inclusão, Biblioteca, Produção Científica, UFPB.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo mapear a produção científica sobre o tema “inclusão” no acervo das bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com este fim opta por uma revisão bibliográfica do fenômeno, analisando-o a partir de uma perspectiva dialética, e, ainda realiza um levantamento de obras disponíveis no sistema de bibliotecas. Assim, por meio de dois sistemas de filtragens: por título e por assunto, construímos uma lista de obras organizadas em: livros, monografias, dissertações e teses. A partir desta lista montou-se um quadro demonstrativo do acervo sobre inclusão e passou-se a análise do mesmo, dentro da perspectiva qualitativa e quantitativa. Na análise quantitativa buscou-se correlacionar à quantidade de obras disponíveis na área e sua representação dentro do acervo geral das bibliotecas da UFPB, enquanto na análise qualitativa, elas foram categorizadas a partir da especificidade apresentada, pautada exclusivamente no que se anuncia no título ou em caso de dúvida, procedeu-se investigação do assunto tratado nas obras. Os resultados demonstraram que o acervo sobre inclusão na UFPB ainda é bastante incipiente, e que por se referirem a grupos ou áreas específicas são ainda mais escassos quando categorizados por área: social, educacional, digital, por exemplo. Ressalta-se, ainda, o fato do maior número de obras disponíveis se referirem à questão educacional e, mais especificamente às pessoas com deficiência, o que demonstra que se tem restringido as aquisições de títulos sobre inclusão a uma só área, deixando de considerar outros debates relativos à inclusão étnica, do idoso, na saúde etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, UFPE

Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003), Licenciada em Pedagogia Ead (UNIGRAN-2012) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora colaboradora vinculada ao Mestrado Profissional de Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores Presenciais e/ou EaD na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão em Organizações Aprendentes e Educação Corporativa (CNPq). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação a Distância, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, contabilidade, administração, gestão, pedagogia e educação a distância.

Sandra Alves da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). É professora da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação/Departamento de Habilitações Pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Exclusão de pessoas com deficiência, Políticas de inclusão e Educação de surdos e Libras.

Simone Almeida da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes (UFPB). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2003), bem como Especialização em Contabilidade Empresarial pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é estatutário da Universidade Federal da Paraíba. Exerce atividade de Conselheira Fiscal em uma instituição financeira regulamentada pelo Bacen. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

VIEIRA, M. das G.; SANTIAGO, S. A. da S.; SILVA, S. A. da. O Mapeamento da inclusão no acervo nas bibliotecas da universidade federal da Paraíba. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 28–41, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1592. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos