Perigos e riscos da superexposição na sociedade da informação: reflexões sobre ciberviolência

Autores

  • Rubens da Silva Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i3.1593

Palavras-chave:

Sociedade da informação, Ciberviolência, Tecnologias de Informação e Comunicação, Sociabilidade virtual

Resumo

Reflete sobre a ciberviolência e sua relação com a superexposição dos indivíduos na sociedade da informação utilizando quatro argumentos: (1) o uso ingênuo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); (2) o aprofundamento do sentimento de solidão dos indivíduos; (3) a explicitação do ser sexual no ciberespaço; e (4) a ideação do anonimato do agressor e da anarquia no ciberespaço. Aponta para as responsabilidades dos indivíduos quanto ao uso eficiente, seguro e ético dos recursos tecnológicos para a sociabilidade virtual na sociedade da informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rubens da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará

M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA). Esp. em Biblioteca Universitária (CSE/UFPA). Bacharel em Biblioteconomia (CSE/UFPA). Docente da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB/UFPA).

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

FERREIRA, R. da S. Perigos e riscos da superexposição na sociedade da informação: reflexões sobre ciberviolência. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 42–58, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1593. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1593. Acesso em: 7 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos