A importância das cinco leis da biblioteconomia na gestão por processos para a recuperação da visibilidade da biblioteca especializada

Autores

  • Carmelita Espirito Santo Embrapa Agrobiologia
  • Joyce Marques Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i3.1596

Palavras-chave:

Gestão da informação, Gestão por Processos, Cinco Leis da Biblioteconomia

Resumo

Faz uma breve menção ao legado da biblioteca, defendendo que o problema da visibilidade pode ser relacionado à construção conceitual da biblioteca como guardadora de livros, em detrimento de sua função na atualidade das redes de informação. Fundamentou-se nas Cinco Leis da Biblioteconomia para identificar os segmentos dos processos realizados na biblioteca. Usou a metodologia da Gestão por Processos para avaliar e indicar processos a serem melhorados na instituição. Apresentou proposta de melhorias para o processo de organização do conhecimento e recuperação da informação, concluindo que a visibilidade da biblioteca está condicionada ao reconhecimento de que os serviços e a informação encontram-se disponíveis na rede, mas todos os processos necessários para tal disponibilidade são realizados por pessoas na biblioteca enquanto espaço físico localizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

ESPIRITO SANTO, C.; SANTOS, J. M. A. dos. A importância das cinco leis da biblioteconomia na gestão por processos para a recuperação da visibilidade da biblioteca especializada. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 96–118, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1596. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1596. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.