Repositório institucional como alternativa à gestão da produção intelectual da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Autores

  • Catarina de Quevedo Prestes de Carvalho Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Rodrigo Aquino de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1604

Palavras-chave:

Universidade Federal de Pelotas. Repositório institucional. Produção intelectual institucional

Resumo

Este estudo fundamenta-se na necessidade da Universidade Federal de Pelotas de identificar uma nova forma de gestão da sua produção intelectual e no fato da Instituição ter sido contemplada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com um kit tecnológico para construção e desenvolvimento de um repositório institucional. A pesquisa buscou verificar a adequação do repositório institucional às necessidades constatadas pela Equipe responsável pela gestão da informação na Universidade, através de dois instrumentos: um questionário aplicado a um dos integrantes da Equipe responsável pela implantação dessa solução, e um formulário (elaborado com base nos tópicos suscitados a partir do questionário respondido) aplicado na análise da obra Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. O resultado da análise demonstra viabilidade na utilização do repositório como plataforma para a gestão da produção científica da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Catarina de Quevedo Prestes de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010), especialista em Gestão de Projetos pela Anhanguera Educacional (2012), aluna especial do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (PPGMP-UFPel). Bibliotecária da Faculdade de Direito da UFPel.

Rodrigo Aquino de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professor Assistente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bacharel em Biblioteconomia e Mestre em Ciência da Informação de PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Como Citar

CARVALHO, C. de Q. P. de; CARVALHO, R. A. de. Repositório institucional como alternativa à gestão da produção intelectual da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 81–101, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i2.1604. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1604. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos