Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade Assunto (FRSAD): entidades, atributos e relacionamentos

Autores

  • Maria Antônia Fonseca Melo Universidade de Brasília
  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1605

Palavras-chave:

Representação temática da informação. Descrição de assunto. Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade Assunto - FRSAD.

Resumo

Apresenta o modelo conceitual Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade Assunto - FRSAD, que ora se apresenta como tendência para a descrição de assunto. Discute o conceito e os relacionamentos semânticos no contexto da organização e representação da informação. Analisa o FRSAD quanto aos seus objetivos e estrutura e discorre, mais especificamente, sobre como esse modelo trata o conceito (thema) e os relacionamentos semânticos (thema-to-thema). Conclui que o FRSAD amplia o escopo de possibilidades de representação temática de uma obra, ao considerar como assunto as dez entidades do modelo Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos - FRBR. O modelo FRSAD não faz recomendações específicas aos relacionamentos entre conceitos, pois seu objetivo é permitir o tratamento de atributos e relacionamentos de maneira independente de qualquer implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Antônia Fonseca Melo, Universidade de Brasília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com dois anos de pesquisa na Université de Nice Sophia Antipolis (França). Diretora Adjunta (1999-2000) e Diretora (2002-2003) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (2006-2008). Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (2005-2009). Atua principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, indexação, sistemas de organização do conhecimento.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Como Citar

MELO, M. A. F.; BRÄSCHER, M. Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade Assunto (FRSAD): entidades, atributos e relacionamentos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 102–119, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i2.1605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1605. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos