Banner Portal
Temas para uma agenda política para as bibliotecas universitárias: a ótica de discentes de pós-graduações mineiras
PDF

Palavras-chave

Biblioteca universitária. Política pública. Agenda política. Biblioteconomia para pesquisa.

Como Citar

CAETANO, Ana Carolina de Souza; FERNANDES, Geni Chaves. Temas para uma agenda política para as bibliotecas universitárias: a ótica de discentes de pós-graduações mineiras. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 150–172, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i2.1608. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1608. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Passados dezoito anos de extinção do PNBU, o atual atendimento das bibliotecas universitárias em instituições federais não se norteia por quaisquer diretrizes, num tempo em que as práticas da pesquisa e da pós-graduação aparecem transformadas. A urgência do estabelecimento de uma política pública para bibliotecas universitárias deve caminhar no sentido da formação de uma agenda, cujos temas devem privilegiar os pontos de vista de seus maiores interessados. No âmbito das universidades federais, tomando como foco um de seus tripés, a pesquisa/pós-graduação, apresenta-se e analisam-se os resultados de pesquisa junto a estudantes de pós-graduação de universidades federais mineiras, acerca do atendimento de suas necessidades informacionais por suas bibliotecas. Resultados parciais, mas consistentes, indicam um distanciamento da biblioteca em relação às pós-graduações, emblematizado pela afirmação de um dos entrevistados que considera a atual biblioteca como “o maior gargalo para a pesquisa pública avançada”. As atualizações do acervo para pesquisa e o auxílio na filtragem e seleção de dados e informações apresentam-se como demandas destes jovens pesquisadores, cuja maioria considera que a biblioteca pode ter relevante papel na pesquisa e pós-graduação. A necessidade de uma Biblioteconomia para pesquisa nestas instituições aparece, portanto, como temática relevante para uma agenda de discussões, assim como os meios para sua viabilização.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1608
PDF

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.