Grounds for the implementation of expert systems to aid the decision-making process in environmental law

  • Vitor V. Vasconcelos Assembleia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paulo Pereira Pereira Martins Junior Universidade Federal de Ouro Preto / Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais
Palavras-chave: Inteligência artificial. Sistema de auxílio à decisão. Gestão ambiental. Direito ambiental.

Resumo

Este artigo visa apresentar bases conceituais e teóricas para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial voltados para a gestão ambiental, assim como alguns desenvolvimentos já realizados neste sentido. Será enfocado o contexto de desenvolvimento de um programa especialista que se propõe a auxiliar o usuário em sua conduta para com o meio ambiente rural, fornecendo educação ambiental e jurídica, desenvolvido ao longo do projeto CRHA (2003-2006). Este trabalho é útil para demonstrar a viabilidade de aplicações computacionais envolvendo as Geociências Agrárias e Ambientais e Ciências Jurídicas, demonstrando também as potencialidades da análise lógica aplicada aos conhecimentos técnicos e científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor V. Vasconcelos, Assembleia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto
Doutorando em Geologia na Universidade Federal de Ouro Preto. Consultor Legislativo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Mestre em Geografia, Especialista em Solos, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática Industrial, Graduando em Geografia.
Paulo Pereira Pereira Martins Junior, Universidade Federal de Ouro Preto / Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais
Doutor em Ciências da Terra. Geólogo.
Publicado
2014-02-07
Como Citar
Vasconcelos, V. V., & Martins Junior, P. P. P. (2014). Grounds for the implementation of expert systems to aid the decision-making process in environmental law. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 12(1), 5-21. https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1615
Seção
Artigos