Banner Portal
Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação
PDF

Palavras-chave

Marketing em bibliotecas. Gestão de bibliotecas. Marketing sem fins lucrativos

Como Citar

CATIVELLI, Adriana Stefani. Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da Ciência da Informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 30–45, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i3.1629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1629. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Analisa os artigos publicados em periódicos referentes ao marketing no âmbito das bibliotecas. Visa verificar de que forma as bibliotecas estão utilizando o marketing em suas rotinas, reúne e examina a literatura existente sobre o assunto em questão e verifica qual a ação de marketing é explorada com maior frequência pelas bibliotecas. Caracteriza a pesquisa como documental de natureza exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Constitui o corpus de análise com artigos publicados em periódicos nacionais de Ciência da Informação, no período de 2000 a 2011. Analisa os dados usando como base a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Verifica que dentre as diversas ferramentas que o marketing oferece, a mais utilizada pelas bibliotecas é a da filosofia gerencial. Conclui que a adoção do marketing pelas bibliotecas propiciou as bibliotecas realizarem trocas com seus usuários internos e externos, prestando mais atenção nas necessidades e desejos dos mesmos, além de instigar os gestores a repensar a forma de gerir as unidades de informação.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i3.1629
PDF

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.