A(s) disciplinaridade(s) da ciência da informação: aplicação das leis da dialética marxista no contexto pluri, inter e transdisciplinar

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i2.1635

Palavras-chave:

Ciência da informação. Dialética – Leis – Categorias. Pluridisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade

Resumo

Discute sobre a construção disciplinar do conhecimento na Ciência da Informação a partir da aplicação das leis da dialética marxista. Apresenta como síntese problematizadora a seguinte pergunta: como é possível aplicar as leis/categorias da dialética marxista à Ciência da Informação? Tem como objetivo uma reflexão sobre a dialética marxista (materialista) e as formas de aplicação das leis da dialética à Ciência da Informação. A metodologia do presente estudo consiste de uma pesquisa de nível exploratório com delineamento bibliográfico. Concluímos que há possibilidades diversas de aplicação das leis da dialética marxista à Ciência da Informação, especialmente no que toca a lei da mudança qualitativa, a lei da ação recíproca e a lei da luta dos contrários. Porém, essas aplicações se estabelecem não como uma verdade, mas como pressupostos para compreender os significados do caráter disciplinar da Ciência da Informação no âmbito de suas transformações epistemológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador do Projeto Modelo de Biblioteca Escolar (PMBE). Coordenador do Projeto de Monitoria em Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Estudo de Usuários (EUMEP).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos teóricos, históricos, filosóficos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação contemplando estudos sobre identidade, interdisciplinaridade, entre outros. Trabalha ainda com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Tem atuado no ensino e pesquisa com projetos, disciplinas, palestras e cursos no contexto da ciência e metodologia da pesquisa. Apresenta também estudos e reflexões sobre usuários da informação.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

SILVA, J. L. C. A(s) disciplinaridade(s) da ciência da informação: aplicação das leis da dialética marxista no contexto pluri, inter e transdisciplinar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 1–20, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i2.1635. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1635. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos