Banner Portal
Análise de citações na área de comunicação e informação: o caso de um programa de pós-graduação
PDF

Palavras-chave

Análise de citações. Análise de redes sociais. Bibliometria. PPGCOM. UFRGS

Como Citar

NUNEZ, Zizil Arledi Glienke; MOURA, Ana Maria Mielniczuk de. Análise de citações na área de comunicação e informação: o caso de um programa de pós-graduação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 40–60, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i2.1637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1637. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo bibliométrico analisa o uso das teses e dissertações do PPGCOM/UFRGS pelo meio científico. O objetivo do trabalho é verificar se os trabalhos relacionados são citados e em quais circunstâncias, realizando uma análise de citações, além de observar a existência de redes de citações. A partir da coleta nos buscadores Google e Google Acadêmico, fez-se o tratamento dos dados no software BrOffice Calc, para a geração dos gráficos e também das matrizes para análise dos mapas de redes de citação. Constatou que a área da Comunicação é a que possui maior número de trabalhos e citações nos últimos anos. Os trabalhos foram mais citados por doutores e a instituição que mais interage com estes trabalhos é a própria UFRGS. As redes identificadas se constituem em maior parte por autores regionais, com alguma exceções. Através dos resultados verifica-se que as teses e dissertações deste PPG estão sendo utilizadas em âmbito nacional.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i2.1637
PDF

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.