Análise de citações na área de comunicação e informação: o caso de um programa de pós-graduação

Autores

  • Zizil Arledi Glienke Nunez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i2.1637

Palavras-chave:

Análise de citações. Análise de redes sociais. Bibliometria. PPGCOM. UFRGS

Resumo

O presente estudo bibliométrico analisa o uso das teses e dissertações do PPGCOM/UFRGS pelo meio científico. O objetivo do trabalho é verificar se os trabalhos relacionados são citados e em quais circunstâncias, realizando uma análise de citações, além de observar a existência de redes de citações. A partir da coleta nos buscadores Google e Google Acadêmico, fez-se o tratamento dos dados no software BrOffice Calc, para a geração dos gráficos e também das matrizes para análise dos mapas de redes de citação. Constatou que a área da Comunicação é a que possui maior número de trabalhos e citações nos últimos anos. Os trabalhos foram mais citados por doutores e a instituição que mais interage com estes trabalhos é a própria UFRGS. As redes identificadas se constituem em maior parte por autores regionais, com alguma exceções. Através dos resultados verifica-se que as teses e dissertações deste PPG estão sendo utilizadas em âmbito nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zizil Arledi Glienke Nunez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação e Informação pela UFRGS. Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS.

Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Professora adjunta e Chefe do Departamento de Ciências da Informação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

NUNEZ, Z. A. G.; MOURA, A. M. M. de. Análise de citações na área de comunicação e informação: o caso de um programa de pós-graduação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 40–60, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i2.1637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1637. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos