Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA – Módulo Biblioteca: uma oportunidade de retomar a credibilidade da comunidade acadêmica com a efetivação da gestão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Maria das Graças Vieira UFPE
  • Fábio Firmino Machado UFPB

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i2.1643

Palavras-chave:

Sistema de informação. Inovação tecnológica. Sistema de bibliotecas

Resumo

Com a efetivação na Universidade Federal da Paraíba através de termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, em seus diversos módulos, com a implantação de sistemas informatizados de gestão de informações acadêmicas, administrativas e de recursos humanos como parte do processo de inovação tecnológica da UFPB, sendo abordado neste trabalho especificamente o módulo Biblioteca e percebendo a oportunidade de rever alguns paradigmas institucionais, o presente trabalho faz uma descrição do atual sistema informacional da Biblioteca Central da UFPB (coordenadora do sistema de bibliotecas - SISTEMOTECA), o Ortodocs e a transição para o novo sistema adquirido, com ênfase na integração de informações que para o autor pode dar visibilidade e real funcionalidade ao sistema de bibliotecas. Além de fornecer mais subsídios às tomadas de decisão, com mais propriedade e objetividade, surge como ferramenta de reaproximação com a “academia”, ou seja, com os integrantes diretos e indiretos da comunidade universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, UFPE

Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora colaboradora vinculada ao Mestrado Profissional de Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009/2012). Consultora ad hoc do CNPq e da CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégias Empresariais e Qualidade (CNPq). Co-autora do Livro: Processo decisório: considerações sobre a tomada de decisões, editora Juruá,Curitiba, 2011 e Autora do Livro:A ética na profissão contábil, editora IOB-Thomson, São Paulo, 2006. Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação a Distância, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, contabilidade, empreendedorismo, gestão, pedagogia e educação a distância.

Fábio Firmino Machado, UFPB

Bacharel em Biblioteconomia (UFPB) Especialista em Gestão Educacional e Criatividade (CINTEP) Mestrando em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA-UFPB)

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

VIEIRA, M. das G.; MACHADO, F. F. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA – Módulo Biblioteca: uma oportunidade de retomar a credibilidade da comunidade acadêmica com a efetivação da gestão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 159–175, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i2.1643. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1643. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Relato de Experiencia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)