Perfil dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (2005 a 2010)

Autores

  • Charlene Maria dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexander Willian Azevedo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i2.1646

Palavras-chave:

Egressos. Biblioteconomia. Perfil profissional. UFPE

Resumo

O estudo apresenta a formação dos egressos no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), no período de 2005 e 2010, com objetivo de analisar a inserção e tendência dos profissionais formados no mercado de trabalho, na intenção de adquirir um perfil preciso. O método empregado para atingir objetivo deste estudo foi qualitativo e quantitativo descritivo, utilizando-se o levantamento com a aplicação de questionários encaminhados aos egressos. A pesquisa revelou que o perfil dos egressos da UFPE é maioria do sexo feminino, atuantes na Região Metropolitana do Recife e que procuraram o curso na busca de conhecimentos específicos e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charlene Maria dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, com atuação nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Marília. Líder do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento e Membro (Conselheiro Fiscal) da ISKO International Society for Knowledge Organization (Brasil).Tem interesse na linha de pesquisa de Organização e Representação do Conhecimento.

Alexander Willian Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Bacharel em Ciência da Informação com habilitação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, PUC-Campinas, Bolsista CAPES. Professor Assistente vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Áreas de interesse: Gestão de Unidades de Informação, Inteligência Competitiva, Competência Informacional, Educação.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

SANTOS, C. M. dos; PINHO, F. A.; AZEVEDO, A. W. Perfil dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (2005 a 2010). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 222–236, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i2.1646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1646. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa