Centro de Recursos de Aprendizagem:

biblioteca escolar para o século XXI

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1656

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Letramento informacional, Leitura, Pesquisa, Aprendizagem

Resumo

Relato de experiência do planejamento, construção e funcionamento do Centro de Recursos de Aprendizagem, CRA, do Colégio Marista de Brasília. Mais do que local de acesso à informação, constitui-se espaço de aprendizagem e de conhecimento, integrado ao processo pedagógico da escola, com a tarefa de formar cidadãos críticos e autônomos. Conclui-se que apesar do êxito da biblioteca, para que seja efetivamente usada como Centro de Recursos de Aprendizagem, a escola deve-se adotar currículo mais flexível e métodos de resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasilia

Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Universidade de Brasília.

Referências

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:UNESCO, 1998. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2010.

GASQUE, Kelley Cristine G. D. ; CUNHA, Marcus Vinícius da . A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, v. 22, p. 139-146, 2010. Disponívelem: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=355. Acesso em: 11 mar. 2011.

GASQUE, Kelley Cristine G. D. ;SOUZA, C. S. M. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação(Impresso), Brasília, v. 32, p. 54-61, 2003.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19024.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2011.

GASCUEL, Jacqueline; Barroso, Maria Ines. Um espaco para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca. Lisboa: Publicacoes Dom Quixote, 1987. 301 p. Titulo original: Un espace pour le livre.

IMBERNÓN, Francisco. La formación del professorado. Buenos Aires : Paidós, 1994.

KEIKO, Regina. Biblioteca interativa: concepção e construção de um serviço de informação em ambiente escolar. –USP: São Paulo, 1998.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Brasília: FEBAB,1985.

SHOOK, John R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Rio de janeiro: DP&A, 2002.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2013-01-04

Como Citar

GASQUE, K. C. G. D. Centro de Recursos de Aprendizagem:: biblioteca escolar para o século XXI. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 138–154, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1656. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656. Acesso em: 7 dez. 2021.

Edição

Seção

Relato de Experiencia