Banner Portal
Proposta metodológica para a geração de indicadores científicos: análise dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da região nordeste
PDF

Palavras-chave

Indicadores científicos
Plataforma Lattes
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Região nordeste

Como Citar

SILVA, Fabio Mascarenhas e; GUILHERME, Santana Alves de; WANDERLEY, Márcio Ferreira Henrique; SOBRAL, Natanael Vitor. Proposta metodológica para a geração de indicadores científicos: análise dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da região nordeste. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 67–90, 2012. DOI: 10.20396/rdbci.v10i1.1897. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1897. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este estudo objetivou estabelecer uma metodologia de análise da produção científica de docentes de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Região Nordeste, compreendendo a década “2001 a 2010”, visando identificar interações e redes de colaboração entre diferentes programas, quantificar e qualificar as produções científicas e se há convergências de trabalhos entre os programas. Tomaram-se como ambiente de estudo, os PPGCI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, utilizaram-se os dados disponíveis nos currículos dos docentes cadastrados na Plataforma Lattes (PL). Especificamente, utilizou-se a ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e compilação das listas de produções científicas dos programas. Em síntese, a geração de indicadores científicos pode atuar como insumo para que gestores de IES utilizem informações mais apropriadas para o processo decisório do setor. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1897
PDF

Referências

ASTON, W. B.; KLAVANS, R. A. Keeping abreast of science and technology:technical intelligence for business. Columbus: Batelle Press, 1997. 560p.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Web Qualis:lista completa. Disponível em: <http://Qualis.capes.gov.br/webQualis/ConsultaListaCompletaPeriodicos.faces>. Acesso em: 08 fev. 2011.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo:2001. São Paulo, SP: FAPESP, 2002. 488p.

GALINDO, M; AZEVEDO NETTO, C.X.Distribuição dos recursos de formação em Pós-graduação: O caso da Ciência da Informação no Nordeste do Brasil. In: ENANCIB, 9., 2008, São Paulo. Anais...São Paulo, SP: ANCIB, 2008.

GOMEZ, M.N.G.; CANONGIA, C. (Org.). Contribuição para políticas de ICT. Brasília: IBICT, 2001.KONDO, E. K. Desenvolvendo indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: as principais questões. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 128-133, maio/ago.,1998.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago., 1998.

MUGNAINI, R., JANNUZZI, P., QUONIAM, L. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, dez. 2004.

OKUBO, Y. Bibliometric Indicators and analysis of research systems: methods and examples. Paris: OECD, 1997, 69 p. (STI Working Papers, 1997/1).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI-UFBA). Apresentação do Programa.Disponível em: <http://www.posici.ufba.br/>. Acesso em: 10 mar. 2011.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI-UFPB). Ciência da Informação na UFPB.Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci/index.php?secao=1&id=1>. Acesso em: 10 mar. 2011.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI-UFPE)O Programa.Disponível em: <http://www.ufpe.br/ppgci/index.php>. Acesso em: 10 mar. 2011.

SANTANA, G. A. et al.Indicadores Científicos: uma análise da produção doPrograma de Pós-Graduação em Sociologia (PPG) da UFPE a partir dos currículos da Plataforma Lattes (PL). In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2011, São Luís-MA. Anais... São Luís-MA: [s.n.], 2011.

SILVA, F. M.; SOBRAL, N. V. Análise de Redes Sociais: um estudo sobre os Programas de Pós-Graduação em Administração do estado de Pernambuco. In: SILVA, F. M. et al. A gestão da informação na era do conhecimento.Recife: NECTAR, 2011. p. 1-16.

SILVA, F. M.; FERREIRA, M. H. W. Indicadores recnológicos: uma análise da produção tecnológica dos Programas de Pós-Graduação das Engenharias da UFPE. In: SILVA, F. M. et al. A gestão da informação na era do conhecimento. Recife: NECTAR, 2011. p. 1-16.

SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Aspectos metodológicos da produção de indicadores em ciência e tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais...Salvador: [s.n], 2005.

SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y.Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações.Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p.155-172, jan./dez. 2009.

SPINAK, E. Indicadores cienciometricos. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n. 2, p. 141-148, maio/ago.,1998.______. Los análisis cuantitativos de la literatura cientifica y su validez pata juzgar la producción latinoamericana. Bol. Oficina Sanit. Panamer, v. 120, n. 2, p. 139-47, 1996.

TARGINO, M. G.; GARCIA, J. C. R. Ciência brasileira na base de dados doInstituto for Scientific Information (ISI). Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 103-117, 2000.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 159-164, maio/ago.,1998.Recebido em: 08/12/2011Publicado em: 13/07/2012

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Fabio Mascarenhas e Silva, Santana Alves de Guilherme, Márcio Ferreira Henrique Wanderley, Natanael Vitor Sobral

Downloads

Não há dados estatísticos.