Indexação compartilhada de artigos: ICAP e periódicos jurídicos – o caso da revista Nomos da UFC

Autores

  • Marina Alves de Mendonça UFC
  • Jonathas Carvalho Silva UFC/Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1902

Palavras-chave:

Bibliotecas - Cooperação. Serviços de indexação e resumos. Periódicos - Direito

Resumo

Aborda a importância de ações cooperativas entre bibliotecas, tratando especificamente da indexação compartilhada, através da experiência da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a indexação de “Nomos: revista do curso de mestrado em Direito da UFC” na Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (ICAP) da Rede Pergamum de Bibliotecas. Apresenta a seguinte pergunta como ponto de partida para discussão: “Como é desenvolvida a indexação compartilhada da revista Nomos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC?”. Objetiva descrever o processo de atividades de indexação compartilhada da revista Nomos a partir do serviço ICAP. Apresenta as características dos periódicos jurídicos e destaca a importância dessa iniciativa para a divulgação da informação científica, a otimização do tempo gasto nas atividades de catalogação e padronização de dados entre bibliotecas, proporcionadas pela cooperação bibliotecária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Alves de Mendonça, UFC

Graduada em Biblioteconomia e Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará e coordenadora da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da mesma,atuando principalmente nos seguintes temas: periódicos científicos, educação de usuários e bibliotecas universitárias.

Jonathas Carvalho Silva, UFC/Cariri

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade social e cultural, identidade da Biblioteconomia brasileira e aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Trabalha ainda enfaticamente com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Ministrou e Ministra disciplinas, tais como: Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e CI, Estudos de Comunidades e Usuários, Metodologia do Trabalho Científico, Normalização, Pesquisa Bibliográfica, entre outras. Publicou, em 2010, o livro intitulado: Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo pela Editora Baluarte.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

MENDONÇA, M. A. de; SILVA, J. C. Indexação compartilhada de artigos: ICAP e periódicos jurídicos – o caso da revista Nomos da UFC. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 155–163, 2012. DOI: 10.20396/rdbci.v10i1.1902. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1902. Acesso em: 2 dez. 2020.

Edição

Seção

Relato de Experiencia