Resumo
O presente artigo analisa dois portais de notícias ligados a grandes grupos de Comunicação da Paraíba (portais O Norte Online e Jornal da Paraíba), à luz da Arquitetura da Informação, a partir do uso adequado ou não de ferramentas de navegação, dentro dos critérios de usabilidade. Para isso foi elaborado um checklist com base em FLEMMING (1998), KRUG (2005), MORVILLE e ROSENFELD (2006), aplicado junto a 60 estudantes do Curso de Comunicação Social da UFPB. Os dados foram analisados em percentuais e alguns comentários adicionais dos usuários pesquisados foram inseridos nos resultados obtidos. Constatou-se que os portais locais desempenham bem papéis básicos de identificação, mas apresentam falhas quanto à navegação.Referências
AGNER, L. C. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. 2. ed. .Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2009. v. 1. 196 p.
AGNER, L. C. ; MORAES, A. de. Navegação e arquitetura de informação na web: a perspectiva do usuário. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.29, n.1, jan.-abril 2003.
BARBOSA, S. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBahia. Disponível em < http://bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-portais-mestrado.html. Acesso em 20/11/2008>. Acesso em: 20.06.2009.
FLEMMING, J. Web navigation: designing the user experience. Sebastopol: O'Reilly, 1998.
KRUG, S.. Não me faça pensar: uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web. São Paulo: Market Books, 2005.
NIELSEN, J. Projetando Websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
PARRA, J. F.; RUIZ, S. Consideration sets in online shopping environments: the effects of search tool and information load. Electron. Comm. Res. Appl., 2009.
PÉON ESPANTOSO, J. J. O arquiteto da informação e o bibliotecário do futuro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, v. 23/24, p. 135-146, 2000.
RODRIGUES, B. Webwriting: pensando o texto para a mídia digital. Rio de Janeiro : Editora Futura/Siciliano, 2000.
RONDA LEÓN, R. La arquitectura de la información y las ciencias de la información. No Solo Usabilidad, n. 4, 2005.
ROSENFELD, L. ; MORVILLE, P. Information architecture for the Word Wide Web. 3.ed. Sebastopol: O'Reilly, 2006.
SILVA JUNIOR, J. A. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no jornalismo, com estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo. Salvador, 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas), Faculdade de Comunicação, UFBA, 2000.
SILVA, P.; DIAS, G. A arquitetura da informação centrada no usuário: estudo do website da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, América do Sul, 2008.
WINCKLER, M.; PIMENTA, M. S. Avaliação de usabilidade de Sites Web. Disponível em < http://www.funtec.org.ar/usabilidadsitiosweb.pdf>. Acesso em: 17/06/2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Gustavo Henn, Henrique França, Guilherme Ataíde Dias