Integração do framework manakin com a plataforma dspace para múltiplas apresentações visuais de informações nos repositórios digitais

Autores

  • José Eduardo Santarem Segundo
  • Liriane Soares de Araújo de Camargo
  • Milton Shintaku
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v7i2.1954

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Repositórios digitais, Interfaces, Múltiplas apresentações visuais

Resumo

Os repositórios digitais têm sido utilizados atualmente pelas instituições de ensino e pesquisa no Brasil como alternativa para divulgação de seus resultados científicos e acadêmicos, visando principalmente manter a memória e visibilidade institucional. Contudo, a forma de apresentação desses resultados pode influenciar na utilização do mesmo, impactando na interação usuário-sistema por meio dos componentes de interface. Assim, pode-se afirmar que um único ambiente informacional digital pode disponibilizar diversas formas de apresentação visual, customizando componentes informacionais e visuais para comunidades de usuários específicas. Nesse contexto, ferramentas estão sendo desenvolvidas como recurso facilitador ao acesso e uso de informações com o intuito de aumentar a usabilidade de ambientes informacionais digitais. Sendo assim, uma dessas ferramentas é apresentada neste artigo, a qual denomina-se Manakin, bem como sua integração com a plataforma DSpace para possibilitar múltiplas apresentações visuais, visando à importância da diferenciação e direcionamento de interfaces por um mesmo repositório para diversas áreas de conhecimento. Para isso são apresentados resultados e exemplos de repositórios com múltiplas apresentações visuais com o intuito de facilitar a utilização da ferramenta apresentada, bem como reforçar a importância de uma identidade visual diferenciada por área do conhecimento em um mesmo repositório por meio de análise literária e exploratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Eduardo Santarem Segundo

Doutorando e mestre em Ciência da Informação pela UNESP, docente do depto de Computação do centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília – SP, Brasil.

Liriane Soares de Araújo de Camargo

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela UNESP, membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília – SP, Brasil e Bolsista Capes.

Milton Shintaku

Mestrando em Ciência da Informação na UnB, pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela UnB, Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT e Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) .

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Docente e coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, docente do Depto. de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, doutora em Educação pela UNESP, mestre em Ciência da Computação pela USP – Universidade de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília – SP, Brasil.

Referências

CAFÉ, L. et al. Repositórios institucionais: uma nova estratégia para publicação científica na Rede. In: ENCONTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 13., 2003. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2003.

CAMARGO, L. S. de A. de; VIDOTTI, S. A. B. G. Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa. TransInformação, Campinas, v. 19, n. 3, p. 251-264, set./dez. 2007.

DSPACE System Documentation. Disponível em: < http://www.dspace.org/index.php?option=com_content&task=view&id=151&Itemid=116>. Acesso em: 08 maio 2008.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

RODRIGUES, E. et al. RepositoriUM: implementação do DSpace em português: lições para o futuro e linhas de investigação. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822 /679>. Acesso em: 15 maio 2008.

VIANA, C. L. M.; MÁRDERO ARELLANO, M. Á.; SHINTAKU, M. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do DSpace. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 3., 2005. São Paulo. Proceedings... São Paulo, 2005. p. 1-27. Disponível em < http://dici.ibict.br/archive/00000719/>. Acesso em: 18 maio 2008.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Como Citar

SEGUNDO, J. E. S.; CAMARGO, L. S. de A. de; SHINTAKU, M.; VIDOTTI, S. A. B. G. Integração do framework manakin com a plataforma dspace para múltiplas apresentações visuais de informações nos repositórios digitais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 10–26, 2010. DOI: 10.20396/rdbci.v7i2.1954. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1954. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos