Resumo
Os repositórios digitais têm sido utilizados atualmente pelas instituições de ensino e pesquisa no Brasil como alternativa para divulgação de seus resultados científicos e acadêmicos, visando principalmente manter a memória e visibilidade institucional. Contudo, a forma de apresentação desses resultados pode influenciar na utilização do mesmo, impactando na interação usuário-sistema por meio dos componentes de interface. Assim, pode-se afirmar que um único ambiente informacional digital pode disponibilizar diversas formas de apresentação visual, customizando componentes informacionais e visuais para comunidades de usuários específicas. Nesse contexto, ferramentas estão sendo desenvolvidas como recurso facilitador ao acesso e uso de informações com o intuito de aumentar a usabilidade de ambientes informacionais digitais. Sendo assim, uma dessas ferramentas é apresentada neste artigo, a qual denomina-se Manakin, bem como sua integração com a plataforma DSpace para possibilitar múltiplas apresentações visuais, visando à importância da diferenciação e direcionamento de interfaces por um mesmo repositório para diversas áreas de conhecimento. Para isso são apresentados resultados e exemplos de repositórios com múltiplas apresentações visuais com o intuito de facilitar a utilização da ferramenta apresentada, bem como reforçar a importância de uma identidade visual diferenciada por área do conhecimento em um mesmo repositório por meio de análise literária e exploratória.Referências
CAFÉ, L. et al. Repositórios institucionais: uma nova estratégia para publicação científica na Rede. In: ENCONTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 13., 2003. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2003.
CAMARGO, L. S. de A. de; VIDOTTI, S. A. B. G. Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa. TransInformação, Campinas, v. 19, n. 3, p. 251-264, set./dez. 2007.
DSPACE System Documentation. Disponível em: < http://www.dspace.org/index.php?option=com_content&task=view&id=151&Itemid=116>. Acesso em: 08 maio 2008.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
RODRIGUES, E. et al. RepositoriUM: implementação do DSpace em português: lições para o futuro e linhas de investigação. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822 /679>. Acesso em: 15 maio 2008.
VIANA, C. L. M.; MÁRDERO ARELLANO, M. Á.; SHINTAKU, M. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do DSpace. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 3., 2005. São Paulo. Proceedings... São Paulo, 2005. p. 1-27. Disponível em < http://dici.ibict.br/archive/00000719/>. Acesso em: 18 maio 2008.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 José Eduardo Santarem Segundo, Liriane Soares de Araújo de Camargo, Milton Shintaku, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti