A contribuição de C. Kuhlthau para a ciência da informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v7i2.1963

Palavras-chave:

Carol Kuhlthau, Pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Estudo bibliométrico

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou ver o impacto de Kuhlthau na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Buscou-se referências à autora em todos os artigos publicados em sete periódicos nacionais, entre os anos de 2003 e 2007. Kuhlthau é citada em 17 dos 872 artigos analisados. Das 19577 referências bibliográficas destes artigos, 24 são de trabalhos de Kuhlthau. Essas referências foram analisadas buscando-se identificar a freqüência de cada uma das obras da autora citadas, ano, idioma, natureza e casos de co-autoria. Os artigos citantes foram analisados em termos de temática e procedência institucional dos autores. Por fim, analisou-se a importância das citações à autora para as discussões empreendidas nos artigos citantes. Entre os resultados encontrados destacam-se: a obra mais citada, Inside the search process: information seeking from the user’s perspective, teve 8 referências; a maior contribuição da autora se dá no âmbito dos estudos de usuários da informação; a instituição brasileira que mais a cita é a UFMG; e o tipo de citação mais freqüente é a citação conceitual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo

Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação.

Rogério Manoel de Oliveira Braga

Graduando do Curso de Biblioteconomia da UFMG Agente Administrativo da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais

Wellington Oliveira Vieira

Graduando do Curso de Biblioteconomia da UFMG,  Auxiliar Administrativo do Arquivo Técnico Tecnometal Engenharia

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila et al. A ciência da informação na visão dos professores e pesquisadores brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n.2, p. 110-127, maio/ago. 2007a.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila et al. A ciência da informação na visão dos professores da ECI/UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n.2, p. 3-22, maio/ago. 2007b.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Teorias da ciência da informação. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008. Relatório de pesquisa.

FIGUEIREDO, Nice. Tópicos modernos em bibliometria. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1977.

ROUSSEAU, Ronald. Indicadores bibliométricos e econométricos para a avaliação de instituições científicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 149-158, maio/ago. 1998.

RUTGERS University. Carol Collier Kuhlthau. New Jersey, 2008. Disponível em:

http://www.scils.rutgers.edu/~kuhlthau/. Acesso em: 19 abr. 2009.

VANTI, Nadia Aurora. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Como Citar

ARAÚJO, C. A. Ávila; BRAGA, R. M. de O.; VIEIRA, W. O. A contribuição de C. Kuhlthau para a ciência da informação no Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 185–198, 2010. DOI: 10.20396/rdbci.v7i2.1963. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1963. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa