Recursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESs

Autores

  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eli Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v7i2.1967

Palavras-chave:

Indicadores, Visualização de informação, Ciência da informação, Gestão educacional, Instituição de ensino superior

Resumo

Recursos de visualização das informações produzidas pelo sistema de gestão educacional da educação superior do Senac/SC, estruturado com base em indicadores de qualidade. A concepção lógica do ciclo da informação do sistema está fundamentada em uma perspectiva teórica que envolveu um diálogo multidisciplinar, buscando interfaces com autores da ciência da informação no estabelecimento de fluxos de comunicação e de estruturas de visualização da informação. Dessa forma, apresenta uma estrutura de visualização da informação interativa, utilizando a técnica conhecida como dashboard com o objetivo de auxiliar os usuários no processo de monitoramento e recuperação das informações. O trabalho enfoca como as informações produzidas pelo sistema são registradas e visualizadas com o objetivo de potencializar a apropriação da informação e ativar o conhecimento dos gestores sobre a performance das Faculdades de Tecnologia Senac em Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta, dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia. 

 

Eli Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Cursando doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação e Comunicação, orientado por Dulce Márcia Cruz. Mestre em Educação pela PUC Minas (2006). Graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas (1993). Professor e membro do NDE do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Professor e membro do NDE do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. 

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1974), mestre em Information Stratégique Et Critique Veille Technol - Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1992) e doutor em Information Stratégique Et Critique Veille Technol - Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1995). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco. 

Referências

BELLEN, H.M.V. Indicadores de sustentabilidade. Uma análise comparativa. Rio de Janeiroo:Editora FGV, 2005.

CARD, S. K.; MACKINLAY, J. D.; SHNEIDERMAN, B., Readings in information visualization using vision to think, San Francisco, 1999.

CHEN, C. Information Visualization: beyond the horizon. Springer, 2006.

DIAS, M. P. A contribuição da Visualização da Informação para a Ciência da Informação. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Pontifícia

Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, 2007.

ESTIVALET, L. F. O Uso de Ícones na visualização de Informações. Dissertação Computação, UFRS, Porto Alegre, 2000.

FREITAS, C. M.D.S.; et al. Introdução à visualização de Informações. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v.8, n. 2, 2001.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yêda F.S. de Filgueiras Gomes. 2.ed.. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

NASCIMENTO, Hugo A. D.; FERREIRA, Cristiane, B. R. Visualização de informações: uma abordagem prática. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE

COMPUTAÇÃO, 25, 2005 Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ciência da Informação. Brasília, v.27, n. 2, p. 159-164, maio/ago. 1998.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Como Citar

PRESSER, N. H.; SILVA, E. L. da; SANTOS, R. N. M. dos. Recursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESs. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 247–259, 2010. DOI: 10.20396/rdbci.v7i2.1967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1967. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Relato de Experiencia