Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas contribuições de programas sociais e educacionais de inclusão social e digital no Brasil e refletir sobre o software livre e sua contribuição no acesso ao conhecimento e à informação, Apresenta-se dados importantes sobre as desigualdades econômicas e consequentemente tecnologias existentes entre os paises no Sistema Mundial. Para isso apresenta-se como fruto o estudo realizado das iniciativas do Estado brasileiro para diminuir as desigualdades do acesso às tecnologias e, assim promover a inclusão digital. Mostra-se dados e informações importantes sobre contextualizar a disponibilização do conhecimento na sociedade da informação, mostrando como essa disseminação pode ser mais democrática utilizando as tecnologias de informação e os softwares livres, uma vez que o avanço científico, tecnológico e dos meios de comunicação proporcionam maior acesso às tecnologias da informação e de comunicações e posicionam-se cada vez melhor na sociedade pós-industrial. Traz também algumas iniciativas de programas de inclusão digital no Brasil, que tem como meta a redução da exclusão digital.Referências
ARAÚJO, E. A.; DIAS, G. A. A atuação profissional do bibliotecário no contexto da sociedade de informação: os novos espaços de informação. In: OLIVEIRA, M de (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Cap.6. p.110-122.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/ABED. Exclusão digital. Disponível em:
http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=14&infoid=433. Acesso em: 3 fev. 2005.
BANDEIRA, M. G. A assimetria tecnológica e a nova economia na sociedade global da informação. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.26, p.47-55, abril 2005.
BRAGA, William Dias. Economia do conhecimento e sistemas de informação. Disponível em: < http://www.dgz.org.br/fev06/ind.com.htm>. Acesso em:19 fev.2006. CAPURRO, R.; HJORLAND, B. The concept of information. In: CRONIN, B. (Ed.). Annual Review of Information Science and Technology. Medford: Information Today, 2003. v. 37, cap. 8, p. 341-411.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 21-172.
CASTRO NEVES, A. Como definir a Sociedade da Informação. 2006. Disponível em WWW.apdsi.pt ́getfile.php, acesso em 30-06-09.
FERRARI, R. As faces da exclusão digital e o esforço da inclusão. Disponível em: < http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/roseli_artigo.html>. Acesso em: 19 mar. 2007.
MARCONDES, C. H.; GOMES, S. L. R. O impacto da Internet nas bibliotecas brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 57-68, 1997.
MONTEAGUDO, R. Inclusão digital, software livre e o coopsoft. Disponível em: < http://www.javafree.org/news/view.jf?idNew=1673>. Acesso em: 13 fev. 2005.
MOORE, N. A sociedade da informação. In: ______. A informação: tendências para o novo milênio. Brasília: IBICT, 1999. p. 94-108.
REBÊLO, P. Inclusão digital: o que é e a quem se destina? Disponível em: < http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2443>. Acesso em: 5 fev. 2005.
REIS, CRISTINA.F.B;CARDOSO, Fernanda G. O mito da globalização: as possibilidades de desenvolvimento dos países periféricos diante do sistema de poder mundial. 2007. Disponível em WWW.gpepsm.ufsc.`ìndex
SILVEIRA, S. A. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. Disponível em: http://www.softwarelivre.gov.br/softwarelivre/artigos/artigo_02>. Acesso em: 3 fev. 2005.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em: < http://www.socinfo.org.br>. Acesso em: 10 fev. 2005.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2009 Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Marlene de Oliveira, Welber Amaro Santos de Souza