O engenho motor da informatização

Palavras-chave: Informatização. Informação informatizada

Resumo

O desenvolvimento desse trabalho se fundamentou integralmente nas idéias de Pierre Lévy. Começamos por uma reflexão sobre a “máquina universal”, fundamento da informática e da informatização, se passará em revista sua instituição, buscando em Ludwig Wittgenstein suas raízes filosóficas, até mesmo metafísicas. Por último, uma breve análise do paradigma da informática deve formalizar as principais conclusões desta exposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Murilo Cardoso de Castro
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) , mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) , doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Doutorado Sanduíche pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1999) . Atualmente é Pesquisador em Geoprocessamento e SIG da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Informática, Heidegger, Técnica, Filosofia.
Raquel Cardoso de Castro
Possui graduação em Letras pela PPUC-Rio (1999), mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/MCT (2001) e doutorado em Comunicação pela UFRJ (2005). Atualmente é Professora Visitante no PPGCOM da UFJF. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: midiologia e educomunicação.
Publicado
2009-03-13
Como Citar
Castro, M. C. de, Castro, R. C. de, & Castro, J. C. de. (2009). O engenho motor da informatização. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 7(1), 45-70. https://doi.org/10.20396/rdbci.v6i2.1988
Seção
Artigos