Banner Portal
Portadores de necessidades especiais: o caso do instituto de educação e reabilitação dos cegos do Rio Grande do Norte
PDF

Palavras-chave

Biblioteca – Inclusão
Portadores de necessidades especiais visuais
Atuação do profissional da informação

Como Citar

MARQUES, Edineide Silva. Portadores de necessidades especiais: o caso do instituto de educação e reabilitação dos cegos do Rio Grande do Norte. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 67–86, 2008. DOI: 10.20396/rdbci.v5i2.2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2013. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Contempla o início de estudos que visam refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais visuais na sociedade globalizada, ao considerar que o acesso à informação tornou-se um diferencial frente às novas tecnologias que aceleram a sua utilização. Assim, esta pesquisa analisa a integração desse indivíduo. Utiliza-se da metodologia bibliográfica, bem como da pesquisa de campo através da observação baseada em evidências, resultado de entrevistas e visitas a instituição especializada. Verificar-se, também a importância da inclusão social e enfatiza a necessidade do profissional da informação nesse processo. Concluiu-se que o bibliotecário é fundamental em uma unidade de informação, seja ela especial ou não. Contudo, sua capacitação é imprescindível para o processo de tomada de decisões aliada ao trabalho conjunto com os governos (municipal, estadual e/ou federal) também pode abranger as Organizações Não Governamentais (ONGs).
https://doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2013
PDF

Referências

BARROS, Flávia Roberta dos Santos de. Bibliotecário e o compromisso social: quais as possibilidades para a realização desse encontro? In: O profissional da informação em tempo de mudanças. São Paulo: Alínea, 2005.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola. Porto Alegre: Mediação, 2005.

BOHN, Maria Del Carmen R. O ensino na área de controle sobre a perspectiva da competência: experiência no curso de Biblioteconomia da UFSC. Disponível em: < http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso: 4 out. 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial. Livro 1. Brasília: SEESP, 1994. Disponível em: < http://www.defnet.org.br>. Acesso em: 21 set. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental: deficiência visual. v. 2. Brasília: MEC/SEE, 2001.

BUSCAGLIA, Leo. Os deficientes e seus pais. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. 415p.

ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. A inclusão social e digital de pessoas com limitação visual e o uso de tecnologias de informação e de comunicação na produção de páginas para a internet. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, Brasília, jan/abr. 2006. Disponível em: < http://wwwscielo.br>. Acesso em: 23 out. 2006.

FERNANDES, Dirce Missae Suzuki. O deficiente visual e a biblioteca central da UEL: relato de experiência. 2000.

Disponível em: < http://snbu.bvs.br/snbu2000>. Acesso em: 21 set. 2006.

FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MASINI, Elcie. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual. Brasília, Coordenadoria Nacional Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE, 1994.

MENOU, Michel J.; MCHOMBU, Kingo. Os profissionais da informação em comunidades desfavorecidas. In: Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004.

OHIRA, Maria Lourdes Blatt; PRADO, Noemia Schoffen; SCHMIDT, Luciana. Profissional da informação no limiar do século XXI: enfoque nos periódicos brasileiros em biblioteconomia e ciência da informação (1995/2002). Revista Eletr.

Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 17, 2004.

PINHEIRO, Danielle da Silva. O bibliotecário e o atendimento aos usuários com necessidades especiais em unidades de informação. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, v. 4, n. 3, 2004. Disponível em: < http//www.revistas.marilia.unesp.br>. Acesso em: 23 out. 2006.

RODRIGUES, Graziela Cristina do Vale Pascoal. Vídere: jogos para estimulação visual. Trabalho de Diplomação apresentado ao curso de Tecnologia em Informática. Cornélio Procópio/PR, abril de 2005. Disponível em: < http://www.cfet.pr.br>. Acesso em: 3 nov. 2006.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Formação: competências e habilidade do profissional da informação. In: Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Edineide Silva Marques

Downloads

Não há dados estatísticos.