Sociedade da Informação, transformação e inclusão social: a questão da produção de conteúdos
DOI:
https://doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2015Palavras-chave:
Sociedade da informação, Conteúdos, Tecnologia, CidadaniaResumo
Neste artigo apresentamos alguns conceitos de Sociedade da Informação e analisamos os três elementos que podem alianhavar a introdução da Sociedade da Informação: a reestruturação produtiva, a evolução tecnológica e a reorganização política; a revolução da TICs (tecnologias de informação e comunicação), a transferência de informação e a construção do conhecimento com o propósito de identificar como o arcabouço teórico da Ciência da Informação e Comunicação pode contribuir para a assimilação e uso da informação com efeito propulsor da transformação e inclusão social na Sociedade do Conhecimento.Downloads
Métricas
Referências
BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, 1994, v. 8, n. 4.
BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 1973.
BELLUZZO, R. C. B. ; KERBAUY, M. T. M. Em busca de parâmetros de avaliação da formação contínua de professores do ensino fundamental para o desenvolvimento da Information Literacy. Educação Temática Digital, Campinas, v. 5, n. 2, p. 129-139, jun. 2004.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo : Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
COSTA, S. M. de S. Impactos sociais das tecnologias de informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, DF, v. 19, n. 1, p. 3-22, jan./jun. 1995.
CRIS. O conceito "Sociedade da Informação" é útil para a sociedade civil?. CRIS – Comunication Rights in the Information Society. Disponível em: http://www.cidade.usp.br/arquivo/artigos/index1002.php . Acessado em: 20 set. 2005.
DANTAS, Marcos. A lógica do capital informação: monopólio e monopolização dos fragmentos num mundo de comunicações globais. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
GIANNASI, Maria Júlia. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual. Brasília, 1999. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Brasília.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264p.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
MIRANDA, Antonio. Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000200010&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 15 Mar 2007. Pré-publicação. doi: 10.1590/S0100-19652000000200010
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro (Org). Ciência da informação, ciências sociais e interdisciplinaridade. Prefácio de Gilda Maria Braga. Brasília; Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1999.
SANTOS, Gildenir Carolino; RIBEIRO, Célia Maria. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. Campinas: Átomo, 2004. 277p
TAKAHASHI, Tadao (Org). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
TAKAHASHI, Tadao (Org). Livro Branco da Ciência, Tecnologia e Inovação.Brasília, 2002. Disponível em:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Antonio Francisco Maia Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.