Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias

Autores

  • Ana Cláudia Carvalho de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i2.2018

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Desenvolvimento de coleções. Política de seleção. Materiais informacionais – gerenciamento

Resumo

Aborda o gerenciamento da política de desenvolvimento de materiais informacionais nas bibliotecas universitárias. Enfatiza a necessidade de as instituições estabelecerem normas e padrões que orientem o processo decisório, a fim de determinar a conveniência de se adquirir, manter e descartar coleções. Finaliza relacionando os critérios de seleção para formação ideal de um acervo, que atenda às reais necessidades da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda

Especialista em Gestão da Qualidade Total pela UFRN. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Facex. Bibliotecária do Tribunal de Justiça do RN. Autor de capítulo publicado no livro: PASSOS, Edilenice. Informação Jurídica: teoria e prática. Brasilia: Thesaurus, 2004. Possui vários artigos publicados em anais de congresos.

Referências

ANDRADE, D.; VERGUEIRO, W. Aquisição de materiais de informação. Brasília:Briquet de Lemos, 1996.

BARRETO, A. A. A questão da informação. Disponível em: < http://www.alternex.com.br/~aldoibct/quest/quest.htm>. Acesso em: 25 ago. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/sesu/>. Acesso: em 18 jan. 2007.

DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

FIGUEIREDO, N. M. Metodologias para a promoção do uso da informação: técnicas aplicadas particularmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Nobel, 1991.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MACHADO, R. N.; SILVA, Z. P. Desenvolvimento de coleções: uma análise a partir dos anais dos SNBUs realizados na década de 90. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2002.

MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.

MIRANDA, A. C. C. A política de desenvolvimento de coleções no âmbito da informação jurídica. In: PASSOS, Edilenice (Org.). Informação jurídica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2004.

MULLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELO, Bernadete Santos (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Orgs.). Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2006.

VERGUEIRO, W. C. S. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989.

______. Seleção de materiais de informação. 2. ed. Brasília.

Downloads

Publicado

2007-01-31

Como Citar

MIRANDA, A. C. C. de. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2007. DOI: 10.20396/rdbci.v4i2.2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2018. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos