Avaliação de fontes de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFSC

Autores

  • Rodrigo de Sales Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Pinheiro Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i2.2022

Palavras-chave:

Fontes de informação. Avaliação - Fontes de informação. Critérios de avaliação. NUPILL/UFSC

Resumo

O artigo apresenta alguns critérios de avaliação de fontes de informação, sobretudo na Internet, extraídos da literatura recente das áreas da Ciência da Informação e Engenharia de Produção. Descreve significativas transformações ocorridas na maneira do homem construir e difundir o conhecimento, ações que estão diretamente ligadas às fontes de informação, que por sua vez estão atreladas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ressalta a necessidade de avaliação das fontes de informação na sociedade atual que, impulsionada pelo rápido desenvolvimento nas tecnologias de informação e comunicação, vê-se envolvida por uma imensurável quantidade de fontes de informação disponíveis em rede. Apresenta uma avaliação realizada no site e nas fontes de informação do NUPILL/UFSC, com base em critérios extraídos da literatura. Constata que o site e as fontes de informação avaliados neste artigo estão predominantemente adequados segundo o modelo de critérios eleito pelos autores como o mais completo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bolsista (CNPq) do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL/UFSC).

Patrícia Pinheiro Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília Uniceub.

Referências

BELLEI, S. L. P. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC; Florianópolis: EDUFSC, 2002, 169 p.

CENDÓN, B. V. A Internet. In: CAMPELO, B. S.; CEDON, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2000. p. 275-300.

ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 277p. v.1.

LOPES, I. L. Novos paradigmas para avaliação da qualidade da informação em saúde recuperada na Web. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 1, p. 81-90, jan./abril 2004. Disponível em < http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewarticle.php?id=54&layout=abstract> Acesso: 13 maio 2006.

MEIS, L. de. Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico. 2.ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2002. 145 p.

NÚCLEO de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística. Disponível em < http://www.nupill.org> Acesso em: 15 maio 2004.

BLATTMANN, U., FRAGOSO, G. M. (Org.). O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 103 p.

PARIZOTTO, R. Elaboração de um guia de estilos para serviços de informação em ciência e tecnologia via Web. Florianópolis, 1997, 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1997.

PINTO, M. D. de S. et al. Diversidade da recuperação de informações via Internet na pesquisa e ensino. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 8/9, p. 143-154, 2003/2004. Disponível em

< http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/viewarticle.php?id=98&layout=abstract> Acesso em: 15 maio 2006.

SILVA, T. E.; TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de informação na Internet: a literatura em evidência. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004. p. 01-17.

SIMÃO, J. B.; RODRIGUES, G. Acessibilidade às informações pública: uma avalição do portal de serviços e informações do governo federal. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 81-92, maio/ago.2005. Disponível em http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewarticle.php?id=721&layout=html. Acesso

em: 16 maio 2006.

TOMAÉL, M. I. et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40.

TRISTÃO, A. M. D. Fontes de informação da área de engenharia civil: estudo da base de dados ICONDA. the international construction database. Florianópolis, 1996, 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1996.

Downloads

Publicado

2007-01-31

Como Citar

SALES, R. de; ALMEIDA, P. P. Avaliação de fontes de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFSC. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 67-87, 2007. DOI: 10.20396/rdbci.v4i2.2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2022. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos