Avaliação de fontes de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFSC
DOI:
https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i2.2022Palavras-chave:
Fontes de informação, Avaliação - Fontes de informação, Critérios de avaliação, NUPILL/UFSCResumo
O artigo apresenta alguns critérios de avaliação de fontes de informação, sobretudo na Internet, extraídos da literatura recente das áreas da Ciência da Informação e Engenharia de Produção. Descreve significativas transformações ocorridas na maneira do homem construir e difundir o conhecimento, ações que estão diretamente ligadas às fontes de informação, que por sua vez estão atreladas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ressalta a necessidade de avaliação das fontes de informação na sociedade atual que, impulsionada pelo rápido desenvolvimento nas tecnologias de informação e comunicação, vê-se envolvida por uma imensurável quantidade de fontes de informação disponíveis em rede. Apresenta uma avaliação realizada no site e nas fontes de informação do NUPILL/UFSC, com base em critérios extraídos da literatura. Constata que o site e as fontes de informação avaliados neste artigo estão predominantemente adequados segundo o modelo de critérios eleito pelos autores como o mais completo.Downloads
Métricas
Referências
BELLEI, S. L. P. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC; Florianópolis: EDUFSC, 2002, 169 p.
CENDÓN, B. V. A Internet. In: CAMPELO, B. S.; CEDON, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2000. p. 275-300.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 277p. v.1.
LOPES, I. L. Novos paradigmas para avaliação da qualidade da informação em saúde recuperada na Web. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 1, p. 81-90, jan./abril 2004. Disponível em < http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewarticle.php?id=54&layout=abstract> Acesso: 13 maio 2006.
MEIS, L. de. Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico. 2.ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2002. 145 p.
NÚCLEO de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística. Disponível em < http://www.nupill.org> Acesso em: 15 maio 2004.
BLATTMANN, U., FRAGOSO, G. M. (Org.). O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 103 p.
PARIZOTTO, R. Elaboração de um guia de estilos para serviços de informação em ciência e tecnologia via Web. Florianópolis, 1997, 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1997.
PINTO, M. D. de S. et al. Diversidade da recuperação de informações via Internet na pesquisa e ensino. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 8/9, p. 143-154, 2003/2004. Disponível em
< http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/viewarticle.php?id=98&layout=abstract> Acesso em: 15 maio 2006.
SILVA, T. E.; TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de informação na Internet: a literatura em evidência. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004. p. 01-17.
SIMÃO, J. B.; RODRIGUES, G. Acessibilidade às informações pública: uma avalição do portal de serviços e informações do governo federal. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 81-92, maio/ago.2005. Disponível em http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewarticle.php?id=721&layout=html. Acesso
em: 16 maio 2006.
TOMAÉL, M. I. et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40.
TRISTÃO, A. M. D. Fontes de informação da área de engenharia civil: estudo da base de dados ICONDA. the international construction database. Florianópolis, 1996, 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Rodrigo de Sales, Patrícia Pinheiro Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.