Resumo
Este artigo apresenta a importância da utilização de softwares para bibliotecas, tendo como o “software livre”, suas vantagens. Através da utilização do Gnuteca-Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimos e Colaboração para Bibliotecas, que foi desenvolvido pelo Centro Univ. Univates e está sendo utilizado no Brasil e em vários países. Utiliza a metodologia GNU e foi desenvolvido para utilizar os padrões MARC21 e importação de dados do Microisis. Apresenta os tipos de softwares, a importância dos softwares sem custos, qual a definição de software livre. Tem como resultados de pesquisa bibliográfica a utilização do Gnuteca, suas vantagens para as bibliotecas e sua interoperabilidade com outros softwares, seus principais módulos e sua interface na Internet. Demonstrou-se que é um software viável às bibliotecas que não queiram ter custos com licenças de softwares.Referências
ANCTIL, E.; BEHESHTI, J. Open source integrated Library Systems: an owerview. Disponível em: < http://www.anctil.org/users/eric/oss4ils.html >. Acesso em: 20 jan. 2005.
BIREME. Catálogos de produtos. Disponível em: < http://productos.bvsalud.org/html/pt/home.html >. Acesso em: 07 jan. 2005.
CÔRTE, A. R.; et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 28, n. 3, p. 241-256, set./dez. 1999.
FERIA, L.; ROSAS BARAJAS, J. R. A tres años del 2000: la situación de la información electrónica en los países latinoamericanos. In: JORNADAS MEXICANAS DE
BIBLIOTECONOMIA, 1996. Anais... Colima: Universidad de Colima, 1996.
FREE SOFTWARE FUNDATION-FSF. Disponível em: < http://www.fsf.org/ >. Acesso em: 20 jan. 2005.
GATES, B. A estrada do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GNUTECA – Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração para Bibliotecas. Disponível em: < http://www.gnuteca.org.br >. Acesso em: 20 mar. 2005.
MEYER, M.; BABER, R.; PFAFFENBERGER, B. Nosso futuro e o computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MICROSOFT PRESS dicionário de informática. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
PEREIRA, A. L. G. Copyright x Copyleft: uma análise marxista da indústria de software. Cadernos do SepAdm, Salvador, n.1, 2004. Disponível em:
http://www.adm.ufba.br/copyright_copyleft-uma_analise.pdf>. Acesso em 30 jan. 2005.
SALVI, E. J.; et al. Quando o bazar não funciona: custo total de "propriedade" no desenvolvimento de um sistema complexo em software livre, o GNUTECA. Disponível em: < http://www.varianet.com.br/articles/gnuteca.pdf >. Acesso em: 20 mar. 2005.
SAWAYA, M. R. Dicionário de informática e internet: inglês – português. São Paulo:Nobel: CEETEPS, 1999.
UNESCO. ISIS_DLL the programming interface for developing CDS/ISIS software.
Disponível em: < http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=5333&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html >. Acesso em: 20 jan. 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Edilson Damasio, Carlos Eduardo Navarro Ribeiro